Saúde e Bem-Estar

Redação

Evite a sinusite no inverno com três medidas simples, fáceis de fazer em casa

Redação
10/07/2017 14:28
Thumbnail

Sintomas da sinusite podem ser amenizados com algumas medidas simples (Foto: Bigstock)

Nas estações frias, o organismo está mais propenso a adquirir doenças respiratórias. Os casos de sinusite, por exemplo, chegam a triplicar nessa época. A inflamação atinge os seios da face e a cavidade nasal, que ficam congestionados pelo excesso de secreção. Os sintomas são dor na face, cefaleia, saída de secreção amarelada ou esverdeada, perda do olfato, tosse e dores musculares, entre outros sintomas.
A doença pode durar até 12 dias (se persistir por mais tempo pode ser considerada crônica). Se não tratada adequadamente, a sinusite pode trazer infecção no olho e meningite, embora sejam casos raros.
Confira algumas dicas para evitar a sinusite:
Faça uma solução de água e sal
Para evitar a inflamação e reduzir o incômodo quando o quadro está instalado, é preciso deixar o nariz limpo. Especialistas recomendam pingar uma solução caseira com água e sal, e logo em seguida assoar. Acupuntura e inalação, segundo os especialistas, não estão comprovadas como formas de tratar a doença.
Livre-se dos ácaros
A rinite pode evoluir para uma sinusite. Como o ácaro é um dos principais causadores da rinite, é melhor cortar o mal pela raiz. Mantenha os ambientes arejados e limpos e remova cortinas com muitos detalhes, tapetes e ursos de pelúcia. Uma sugestão é usar uma capa antialérgica no colchão, cortina fina ou blackout e edredom ao invés de cobertor. Se mantiver essas peças, não basta por no sol, é preciso lavá-las.
Evite gripes e resfriados
Gripes e resfriados mal curados estão entre os principais causadores da sinusite. Evitar essas doenças durante o outono e o inverno é um desafio graças à confinação em ambientes fechados e aumento da umidade do ar.
A vacina da gripe também pode ser uma medida eficaz para pessoas que estão no grupo de risco (como portadores de doenças crônicas e crianças pequenas).
LEIA TAMBÉM