Saúde e Bem-Estar

Da redação

Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil

Da redação
11/10/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Sejam crianças de cinco a nove anos de idade ou adolescentes dos 12 aos 17 anos, a situação não é a ideal. Mais de um terço dos jovens brasileiros está acima do peso, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Do total, cerca de 8% já são obesos. O problema é considerado epidêmico, pois o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para condições importantes, como colesterol alto, diabetes e hipertensão arterial.

Leia mais

O sobrepeso e a obesidade na infância e juventude são lembradas nesta terça-feira (11), no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e superaram as preocupações dos médicos e especialistas com relação à desnutrição no país. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disparou um alerta vermelho sobre a condição para todo o mundo, principalmente porque o problema reduz a expectativa de vida dos países.

Como combater?

A regra para prevenir a condição é conhecida: exercícios físicos e alimentação saudável. “As crianças precisam gastar calorias, mesmo com o metabolismo mais acelerado. A infância e adolescência são períodos críticos para iniciar ou agravar a obesidade devido ao aumento do tecido adiposo, que ocorre principalmente no sexo feminino. Existe também maior consumo de alimentos com teor calórico e, também, devido às instabilidades emocionais frequentes desse período”, explica Raquel Resende, médica endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo, em São Paulo.

Condições genéticas também podem ser as culpadas da obesidade entre as crianças, embora a prevalência seja bem menor, entre 2% a 5% dos casos, de acordo com Resende. “Os demais casos, na grande maioria, podem ser atribuídos aos maus hábitos”, diz.

(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)

Recomendação certa

A recomendação da OMS é que a pessoa dedique 300 minutos para atividades físicas por semana, o que representa pouco mais de 40 minutos todos os dias fazendo algum exercício.

Veja quais atividades podem ser sugeridas às crianças, que vão ajudá-los a queimar as calorias extras!

– Pega-pega

– Amarelinha

– Corrida

– Esconde-esconde

– Pular corda

– Cobra-cega

– Polícia e ladrão

– Pular na cama elástica (desde que sob a supervisão de um adulto)

– Corrida de saco

– Lenço atrás