Saúde e Bem-Estar

Agência RBS

Na geladeira: veja dicas para armazenar 10 alimentos corretamente

Agência RBS
27/09/2016 09:00
Thumbnail

Crédito: Big Stock

Armazenar os alimentos na geladeira ajuda na preservação e conservação deles, aumentando sua vida útil. Mas é necessário estar atento às condições do eletrodoméstico, que não pode estar abarrotado e deve ser mantido com uma temperatura interna adequada, ou seja, ajustada entre 5°C e 10°C.
LEIA MAIS
“Os produtos vão durar mais, mas precisam estar bem acondicionados neste armazenamento. Geladeira cheia não dá conta. Está dentro, mas não está garantido”, alerta a professora de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Luísa Rihl Castro.
Seja pela conservação ou mesmo para manter o sabor, veja as dicas que Luísa e a pesquisadora do Instituto Tecnológico Nurtifor, da Unisinos, Isabel Kasper Machado, dão sobre cada item.
Pão
Colocar o pão na geladeira pode até fazê-lo durar mais, no entanto, tende a ressecá-lo, especialmente o francês.
Alho e cebola
A orientação é colocar na geladeira aqueles que estejam com brotos ou raízes, o que significa que ainda estão na fase de amadurecimento e, portanto, são muito perecíveis. Depois desta etapa, podem ser guardados – fora de sacos plásticos – em local limpo e seco.
Tomate
Quando deixado fora da refrigeração, amadurece mais rápido e tende a ficar mais saboroso. Mas para conservá-lo por mais tempo, o ideal é deixá-lo na última parte da geladeira, dedicada a legumes e vegetais, para evitar que ele tenha contato com uma umidade intensa.
Goma de tapioca
Após aberta, a goma deve ser refrigerada. Como a tapioca é mais úmida do que outros alimentos em pó – como o café –, mantê-la na geladeira evita a proliferação de micro-organismos.
Manteiga
Por ser um produto de origem animal, a regra é que vá para a geladeira. Mas alguns especialistas defendem que, se a temperatura ambiente não for muito alta, o alimento pode permanecer fora da refrigeração. Além disso, as versões com sal estariam menos propensas à formação de micro-organismos. Para não correr riscos, a dica é armazená-la na geladeira e retirá-la um pouco antes do uso.
Ovos
Embora não fiquem em ambientes refrigerados nos supermercados, em casa os ovos devem ser colocados dentro da geladeira. Isso retarda o processo de deterioração. Mas é preciso cuidado: a porta do eletrodoméstico, onde geralmente existe um espaço reservado para eles, não é o local mais indicado para o armazenamento, pois não há refrigeração suficiente. Pouco antes de consumir o ovo, é importante lavá-lo com água para evitar qualquer tipo de contaminação quando a parte interna entrar em contato com a casca.
Café e erva-mate
Podem ser levados à geladeira desde que estejam acondicionados em um pote bem vedado para evitar o contato com a umidade. Sem estas embalagens adequadas, podem oxidar em função da temperatura e do vapor frio, perdendo suas propriedades características como cor, sabor e aroma. Fora da geladeira, os produtos também devem ser guardados em embalagens bem fechadas para fugir da exposição à umidade e ao calor.
Maçã
Como são colhidas na época da safra, geralmente entre março e maio, e mantidas sob refrigeração ao longo do ano, a dica é deixar as maçãs na geladeira para evitar a oscilação de temperatura e garantir a conservação por mais tempo. Apesar de não oferecer nenhum risco à saúde, deixá-las fora do refrigerador pode fazer com que durem menos.