Saúde e Bem-Estar

Da redação

Veja o café da manhã perfeito para uma manhã de corrida

Da redação
01/09/2016 14:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

A 10 dias da Corrida das Alices e Viver Bem pela Paz, ainda há tempo para se inscrever e também para se preparar para a prova. Tão importante quanto a preparação física pelos exercícios físicos, a mudança para hábitos alimentares mais saudáveis  é essencial para um resultado positivo, seja na balança ou na linha de chegada.
Antes de “limpar” a geladeira, porém, a regra é clara: siga o seu ritmo. “Tem pessoas que precisam de mudanças mais radicais para se sentirem mais motivadas. É como aquelas fases, mudar de ritmo na segunda-feira, projeto verão, entre outros. Se a pessoa sentir essa motivação, eu aconselho essa mudança radical na alimentação e um exercício físico mais adequado a sua condição física, para evitar lesões“, explica Daniela Khouri, engenheira de alimentos e proprietária do Fresh Meal, plano de alimentação saudável, co-patrocinadora da Corrida da Alice e Viver Bem pela Paz.
Por outro lado, quem é mais prudente e goste de ponderar as mudanças, qualquer alteração na rotina para algo mais saudável e fisicamente ativo é válido. “Você pode começar com um almoço diferente, ou um jantar mais saudável e incluir uma caminhada no dia. Com certeza vai ter um benefício para o organismo“, diz Daniela.
Para se preparar para a Corrida das Alices e Viver Bem, as funcionárias públicas Talita Assis Andrade Bortolan, de 32 anos, e Ellen Queiroz, de 30 anos, mudaram a rotina alimentar desde metade de agosto. “Vejo as roupas mais largas, cintos precisando ajustar, e até mesmo mudança no meu peso, embora não tenha conseguido fazer exercícios com tanta frequência quanto gostaria. Vou caminhar nessa competição, mas minha meta para 2017 é começar a correr”, relata Talita.
“Eu até tinha uma alimentação saudável antes, sem muito açúcar, nem frituras, mas agora sei que como as quantidades corretas de carboidratos, coisa que antes não percebia se estava comendo certo. A melhor parte é não passar fome, medo comum quando a gente começa uma dieta, e não se sentir pesado ou com a sensação de que comeu muito”, diz Ellen. Ambas recebem almoço, lanche da tarde, janta e ceia pela Fresh Meal – promoção em parceria com o Clube da Alice, para a corrida do dia 11 de setembro.

Café da manhã certo!

(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)
A manhã de uma competição, como a corrida, não é o momento para grandes mudanças na alimentação. Nunca se sabe como o organismo pode reagir e ninguém quer relembrar a competição de marcha atlética nas Olimpíadas do Rio, certo? (caso tenha perdido a história, veja aqui!). Um café da manhã com fibras e proteínas é uma das principais sugestões dos especialistas.
“Prefira fibras darão sustentação e liberam energia aos poucos, como farelo de aveia. Uma sugestão é um mingau de farelo de aveia com banana, para controlar o índice glicêmico, dosar a energia e garantir a sustentação para a prova. Também é possível incluir um café ou chá verde, que também contém cafeína, com um pingo de óleo de coco, extra virgem e orgânico, para dar a energia extra”, explica Daniela Khouri. “Como fonte de proteína, se a pessoa estiver habituada a um ovo cozido ou mesmo omelete”, completa.
Evite: alimentos com alto índice glicêmico ou muito gordurosos, pois roubam a energia e deixam o metabolismo lento para a prova. Por exemplo, mel com granola, que contém fibras muito pesadas e açúcar. Bacon e queijo amarelo também podem ser evitados.

Inscrições vão até segunda-feira (5/09)

Quer correr ou caminhar dia 11 de setembro? Ainda dá tempo!
Ou pelo quiosque da Corrida pela Paz no Shopping Mueller. As inscrições podem ser feitas por lá neste sábado (3/09), das 12h às 18h, e no domingo (4/09), das 14h às 18h. O quiosque está localizado no piso L2, em frente à C&A.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Corrida do Clube da Alice e Viver Bem pela paz

Data: 11 de setembro (domingo)
Horário: 7h30
Local: Parque Barigui
Valor: R$ 75, com direito ao kit com mochila, viseira e camiseta. Todas as participantes receberão medalha.