• Carregando...
Espinafre, brócolis e outros ingredientes devem estar na lista para quem quer combater o estresse com a alimentação. Foto: Bigstock
Espinafre, brócolis e outros ingredientes devem estar na lista para quem quer combater o estresse com a alimentação. Foto: Bigstock| Foto:

Com experiências no Brasil e no exterior nas áreas de avaliação nutricional, rotina hospitalar, oncologia e cirurgia bariátrica, a nutricionista Aline Quissak, 26, segue uma linha de pesquisa que inclui o desenvolvimento de receitas para potencializar tratamentos ou aliviar sintomas, em um processo que envolve horas de laboratório e investigação.

Fugindo do padrão emagrecimento, ela procura utilizar a alquimia da comida a favor das pessoas. “A  ideia é unir três pilares da alimentação: o prazer de comer, a funcionalidade da comida e cultura, onde estamos inseridos”, afirma Aline. Afinal, manter uma alimentação saudável não implica só em questões estéticas. “O que as pessoas comem podem influenciar nos níveis de estresse, ansiedade e até na disposição”, defende.

Aline está lançando o eBookMood and Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humor”. O projeto piloto vai servir como uma ferramenta de apoio para o manifesto #MinhaMelhorVersão.

A ideia do manifesto é “criar uma rede colaborativa onde eu me quero bem e eu quero bem ao próximo. Eu me cuido e ajudo o outro a se cuidar”, explica Aline. E é mais fácil do que parece: ao levar uma fruta para o trabalho, você está influenciando o ambiente e criando essa possibilidade para as outras pessoas, abrindo os olhos para uma prática simples e que é saudável, conforme explica a nutricionista.

Como começar?

Antes de mais nada, a pessoa precisa tomar consciência de que precisa mudar e normalmente existe um gatilho para isso – cada um tem o seu. Esse momento se chama maturidade nutricional. “A partir daí, o profissional da saúde sugere ferramentas para ajudar na mudança, mas ela só acontece se primeiro surgir um impulso interno”, afirma a nutricionista.

E não adianta cair nas armadilhas das dietas malucas. “Comer é um entretenimento e deve ser prazeroso. A gente consegue unir tudo, comer bem e ter uma vida saudável”.

Dicas

A nutricionista Aline Quissak listou alguns alimentos e combinações que ajudam no combate ao estresse e na ansiedade:

Alimentos que combatem o estresse

-Chocolate 70% cacau

-Nozes

-Amêndoas

-Brócolis

-Espinafre

-Linhaça

-Peixes

Alimentos que combatem a ansiedade

-Grão de bico

-Aveia

-Coco

-Óleo essencial de laranja doce

-Abacate

-Iogurte natural integral

-Queijos curados

Sugestão de combinações contra o estresse e ansiedade 

-Café da manhã: ovo mexido com queijo meia cura + 1 xícara de chá de capim limão com erva doce e abacaxi

-Almoço: tilápia assada na crosta de aveia com linhaça + salada de brócolis, grão de bico e espinafre

-Sobremesa: mousse de abacate com cacau

-Lanche da tarde: iogurte com banana prata, canela e nozes picadas

-Ceia (lanche noturno): 20g de coco seco + 1 xícara de chá de camomila, melissa ou mulungu com 5 gotas de óleo essencial de laranja doce 100% pura

 

Leia também

A carne é fraca? Aposte em frutas no outono

Frutas e vegetais reduzem risco de câncer de mama

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]