Saúde e Bem-Estar

Redação

Zone Diet combina proteínas, carboidratos e ácidos graxos para emagrecimento rápido

Redação
22/11/2017 06:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Os três pilares da dieta Zone, ou Zone Diet, dieta da moda nos Estados Unidos e que aos poucos chega ao Brasil, são: carboidratos (de baixa carga glicêmica, como frutas e legumes), proteínas (com baixo teor de gordura) e os ácidos graxos.
Combinados em uma proporção de 40%-30%-30%, respectivamente, esses alimentos promovem a estabilização dos níveis de glicose no organismo, melhoram a disposição, diminuem a fome e buscam o controle dos processos inflamatórios. Com isso, além da prevenção de diversas doenças, como diabetes, a dieta também ajuda quem está buscando emagrecer de forma mais saudável.
Criada por Barry Sears, biomédico norte-americano, pesquisador do MIT – Massachussets Institute of Technology e na Faculdade de Medicina na Universidade de Boston, a dieta é considerada um programa de reeducação alimentar, baseado na nutrição anti-inflamatória – da qual Sears é considerado o “pai”. Para tanto, os interessados têm nove encontros presenciais, ao longo de seis meses, com médicos especialistas na área e certificados pela Zone Diet.
A ideia, portanto, é que a pessoa não entre na dieta sozinha, e nem se arrisque misturando alimentos sem segurança. Durante os encontros com os especialistas, os interessados aprendem a combinar as refeições com base nos três grandes grupos alimentares da Zone Diet, que interferem na produção dos hormônios do corpo.
Além disso, também recebem dicas de como manter o programa alimentar durante eventos sociais e viagens; aprendem a ler os rótulos de produtos industrializados e a como fazer compras mais saudáveis nos supermercados.
Peixes em destaque
A associação de gorduras e proteínas saudáveis faz do peixe um alimento importante na Zone Diet. Além disso, para manter os níveis de Ômega3 adequados ao organismo, é preciso incluir essa fonte, seja de peixe ou frutos do mar, nas principais refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar.
Dos demais alimentos permitidos na dieta, gorduras saudáveis, como azeite, abacate e frutas oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes podem ser consumidos em harmonia com os demais pilares da dieta: carboidratos e proteínas. Já os óleos de soja, milho e girassol e a margarina devem ser evitados.
Vegetais estão liberados e separe uma refeição do dia para o amido. Por exemplo, pão ou tapioca logo pela manhã, ou arroz integral no almoço ou purê de batata no jantar. Chás estão liberados, desde que sem cafeína. Café, uma vez ao dia.
Fique atento aos alimentos que mais desinflamam o organismo, de acordo com a Zone Diet: salmão, morango, amora, amêndoa e clara de ovo. 
LEIA TAMBÉM