Saúde e Bem-Estar

Da redação

44% das pessoas com 50 anos ou mais acreditam estar acima do peso, aponta pesquisa

Da redação
04/08/2015 08:00
Thumbnail
Sobrepeso está associado ao sedentarismo e à má alimentação. (Foto: Bigstock.)
Estudo mostra que 44% das pessoas com 50 anos ou mais consideram-se acima do peso recomendado. As mulheres têm indicadores ainda mais preocupantes, já que 48% delas acreditam que deveriam estar mais magras, contra 38% dos homens. A pesquisa, intitulada “Sinais da Nutrição Depois dos 50”, foi realizada pelo IBOPE Inteligência e desenvolvida pelo multivitamínico Centrum.
A questão não é apenas de autoimagem. Pesquisa de 2014 do Ministério da Saúde mostrou que 61% dos homens e mulheres entre 45 e 64 anos estão com excesso de peso.
Nutrição
A alimentação de quem já passou dos 50 anos tem papel fundamental no envelhecimento saudável, devido a diversas mudanças que ocorrem no organismo e estilo de vida. O especialista em nutrição, professor da Universidade de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo Dan Waitzberg destaca que a incidência de sobrepeso e obesidade tem crescido. Esse aumento tem como causa a ingestão em maior quantidade de carboidratos e gorduras acompanhada por menor gasto energético, devido às facilidades da vida moderna e à natural redução da atividade física com o envelhecimento.
Riscos
O excesso de peso em pessoas com 50 anos ou mais é ainda menos saudável do que em indivíduos mais jovens. “O aumento do tecido gorduroso está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas como aterosclerose, diabetes, hipertensão e até mesmo doenças degenerativas cerebrais”, ressalta Waitzberg. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças crônicas respondem por 72% dos óbitos no país.
O médico lembra também que o sobrepeso e a obesidade aumentam o estresse sobre as articulações e tendões, levando o indivíduo mais velho a ter distúrbios ósteoarticulares.
Reeducação
A mudança de comportamento e o emagrecimento – orientado por médico ou nutricionista – traz diversos benefícios. “A perda de 5% do peso corpóreo pode estar associada a melhor controle da glicemia em diabéticos, da pressão arterial e ao controle do colesterol”, incentiva o médico. “Problemas articulares diminuem muito com a perda substancial de peso.”
Alimentação saudável e prática de exercícios físicos, fundamentais para o cuidado da saúde e bem-estar, ajudam na manutenção do peso e capacidade funcional de homens e mulheres acima dos 50 anos (veja box ao lado com dicas.)