Saúde e Bem-Estar

Diego Henrique da Silva, especial para a Gazeta do Povo

5 motivos para o cansaço

Diego Henrique da Silva, especial para a Gazeta do Povo
21/03/2013 03:12
Tireoide: nem à todo vapor, nem em marcha lenta
Essa glândula orquestra a velocidade com que o nosso metabolismo trabalha. Quando ela funciona de forma desequilibrada, liberando hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou excessiva (hipertireoidismo), o organismo fica suscetível a uma maior lentidão. No caso do hipertireoidismo, o coração pode bater mais rápido e há uma fadiga muscular pela hiperatividade do metabolismo, levando ao cansaço do corpo. No hipotireoidismo, o organismo está tão sem energias que qualquer atividade torna-se um fardo. Nesse caso, um endocrinologista pode te ajudar.
Era pra você estar “bombando”, coração
A insuficiência cardíaca nada mais é do que a dificuldade do coração em levar oxigênio – que é transportado através do sangue – aos tecidos do corpo. O desmaio, por exemplo, é causado pela falta de oxigênio no cérebro. O cardiologista é o profissional indicado para tratar o problema.
Ronco e apneia: problemas noturnos, reflexos diurnos
Durante a noite, o ronco e a apneia obstrutiva do sono podem fazer a respiração parar por diversas vezes. Agradeça o seu cérebro, que identifica a necessidade de voltar a respirar e te acorda, sinalizando que você precisa continuar vivo. Durante o dia, a pessoa que despertou diversas vezes à noite acaba tendo sonolência, indisposição e até mau humor. Se esse é o seu caso, procure um otorrinolaringologista e um pneumologista.
O beijo que dá sono
Alguns vírus desencadeiam cansaço nas pessoas. O Epstein-Barr (mononucleose) atinge adolescentes, que ficam sem vontade de sair da cama. Como não há vacina para combatê-lo e sua transmissão se dá pela saliva, o jeito é aguardar seu efeito passar e desfrutar a necessidade de repouso. Caso prefira a intervenção de um médico, procure um clínico-geral que pode te encaminhar para outros especialistas que farão diagnósticos mais precisos.
A fadiga que te fisga pela boca
Se você mastiga e engole como se não houvesse amanhã, vai ser difícil sair deste cansaço extremo, já que o excesso de comida gera uma sobrecarga de trabalho para o estômago. Uma dica valiosa é não ficar muito tempo sem comer, nem pular refeições. Com isso, o corpo não passa por picos de alta e baixa de energia causados pela falta de alimento. Procure um nutrólogo e um nutricionista para voltar ao equilíbrio.