Saúde e Bem-Estar

Daniela Neves - danielan@gazetadopovo.com.br

Afinal, leite faz bem ou mal?

Daniela Neves - danielan@gazetadopovo.com.br
18/10/2009 03:14
Por outro lado, assim como outros alimentos muito consumidos, como o tomate e o ovo, o leite não é uma substância de defesa unânime. Vegetarianos de linhas mais radicais gostam de dizer que o homem é o único animal que continua a se alimentar com leite depois da fase inicial da vida. E que os hormônios utilizados na vaca para aumentar a produção do leite podem causar diversas patologias, como dores de cabeça, problemas respiratórios, de pele e até câncer.
A Medicina já constatou que a intolerância à proteína do leite, a caseína, ou ao açúcar dele, a lactose, é um fenômeno co­­­mum em adultos. A intolerância é ca­­­racterizada por sintomas digestivos. “A pessoa fica com abdômen estufado, sente cólicas. Os sintomas são imediatos e facilmente detectados”, diz a alergista Adriana Schmidt, professora da disciplina de alergia do Hospital Universitário Cajuru (PUCPR). A intolerância ocorre quando se tem deficiência na enzima que digere o leite.
Já a alergia, mais comum em crianças, deixa a pele com vermelhidão e coceira. Nos dois casos, um exame simples de 15 minutos feito em consultório pode detectar o problema. Para casos em que não há certeza, ainda se aconselha um segundo exame laboratorial. “Os sintomas são variáveis. Tem quem apresente sintomas fortes, tem quem apresente em baixa intensidade”, diz Adriana. Se for detectada intolerância, um medicamento manipulado com a enzima lactase pode ser tomado ou pingado no leite para que o paciente possa consumí-lo sem problema.
Defesa
Além do cálcio, importante para a prevenção de osteoporose, os defensores do leite dizem que a proteína contida nele é importante arma contra diabetes, doenças cardiovasculares, deficiência de zinco e fósforo.
O cálcio que é encontrado em boa quantidade no leite também pode ser obtido por ingestão de verduras. Nelas, porém, a substância está presente em quantidade menor. Por isso, o recomendado para quem não toma leite, seja por gosto ou conselhos médicos, é uma reposição dessa substância com suplementos manipulados. Outra dica é tomar iogurte. “O leite puro tem uma quantidade grande de lactose e o iogurte, como é a substância fermentada, tem em quantidade menor porque as bactérias se alimentam desse açúcar. Além disso, como se toma de colher, a produção de saliva é maior do que ingerido em goles, o que ajuda a carregar uma quantidade menor de lactose para o intestino”, explica a nutricionista Waldinez Nogueira, do Lapinha Spa.
* * * * *
Serviço
Adriana Schmidt (alergista), contato pelo site http://www.adrianaschmidt.com/ Cibele Crispin (nutricionista da RG Nutri), contato pelo e-mail cibele@rgnutri.com.br. Waldinez Nogueira (nutricionista), informações sobre dieta utilizada no Spa Lapinha pelo site www.lapinha.com.br