Saúde e Bem-Estar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo

Aposta na marmita

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:28
Basta ouvir “comida caseira” que muita gente fica com água na boca e solta um “Hmmm!”. Mas não é só pelo sabor que devemos investir nos alimentos preparados em casa, afinal eles também são mais saudáveis.
“Quando a pessoa cozinha, ela sabe o que está fazendo, conhece a origem e a qualidade dos produtos usados e pode obedecer todas as regras para uma alimentação saudável”, diz o médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia Paulo Henkin.
É por isso que Henkin apoia a ideia de que as pessoas substituam os almoços fora de casa, seja pelo trabalho ou qualquer outro motivo, por marmitas saudáveis, ou seja, pratos preparados em casa, com alguns cuidados específicos (ver tabela), compostos por uma mistura equilibrada de macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) e micronutrientes (vitaminas, sais minerais e outras substâncias). “O ideal é que o prato seja ‘completo’”, diz o médico. A falta de algum nutriente pode ser compensada em outras refeições.
Para inserir a produção das marmitas na rotina, a sugestão é planejar a semana ou congelar os alimentos. Para isso, é importante ficar atento ao que pode ou não ser congelado. “Devemos evitar congelar cremes à base de amido de milho, verduras, ovos e tomates crus. Carnes, tortas, massas, frutas e algumas sobremesas podem ser congeladas”, diz a instrutora do curso à distância de congelamento do Senac/PR Ana Lucia Eckert.
Monte a sua refeição do dia
• Tradicional
Arroz integral + feijão + carne magra + salada de legumes crus e cozidos
• Reforçada
Massa + carne magra + salada de ervilha, grão de bico ou lentilha
• Leve