Saúde e Bem-Estar

Bel Victorio

Caqui, abacate… Aproveite as frutas de outono

Bel Victorio
01/06/2015 20:27
Thumbnail
Foto: Bigstock
Frutas frescas lembram o calor do verão, mas é necessário manter o consumo delas durante o ano inteiro. Para nossa sorte, algumas opções típicas da época aparecem por um valor mais em conta e possuem vários dos nutrientes necessários para viver o outono com mais saúde. Frutas dessa estação costumam ser ricas em vitaminas A, C e do complexo B.
Entre as funções, está a manutenção da saúde dos olhos, dos ossos e da pele e a melhora da imunidade e da digestão. “Além de mais baratas, quando consumidas na época delas, as frutas possuem maior concentração de nutrientes”, aponta a nutricionista Elise Tanaami, do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
Confira as frutas mais comuns no outono e suas propriedades:
Abacate
Contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gordurosa, é recomendado consumir apenas uma porção diária.
Caqui
O sabor doce agrada a diversos paladares e cai bem como sobremesa. É pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Possui concentração de licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Carambola
Deve ser evitada por quem têm problemas renais por conter um mineral maléfico para esse grupo de pessoas. Se não for seu caso, aproveite a grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, de água e de fibras.
Figo
Fonte de zinco e fibras, tem alto teor antioxidante. Opte pelo orgânico, já que as produzidas em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos na casca.
Fruta do conde
É fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.
Goiaba
Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui cálcio, fósforo e ferro, além A, B e C. E o melhor: apesar de doce, contém pouco açúcar.
Tangerina
Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, ao aumentar a imunidade.
Fontes: Elise Tannami e Myrna Campagnoli, endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart.