Saúde e Bem-Estar

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo

Como comer fora de casa com diabetes

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
29/06/2016 14:00
Thumbnail

Na fila do buffet dê preferência às frutas. Foto: Bigstock

Os cuidados com a alimentação tendem a ser diferentes para a pessoa portadora de diabetes. Comer fora pode ser um gatilho para o descontrole da glicose e gerar complicações na doença. A solução, no entanto, não é se prender em casa. Antes de sair, tenha em mente um plano alimentar elaborado pelo nutricionista e pesquise pelos restaurantes e bares que quiser conhecer, focando naqueles com diferentes opções nos cardápios e nos que possibilitam a troca de ingredientes.
Quem tem diabetes precisa ficar atento ao colesterol, à obesidade e, em alguns casos, à hipertensão. Questionar o garçom ou o chef sobre os temperos usados na preparação do prato pode ser uma boa ideia antes de pedi-los. No caso de estabelecimentos à la carte, é preciso um cuidado extra com o tamanho da porção, para não ultrapassar os limites indicados pelo nutricionista. Se vier maior do que imaginava, duas opções: embale para levar ou divida com alguém.
LEIA TAMBÉM
“O diabético é considerado um indivíduo com baixa imunidade, portanto deve ficar atento às condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. O Guia Alimentar da População Brasileira de 2014 indica dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora. Evite redes de fast-food e comidas industrializadas pela grande manipulação e utilização de aditivos químicos”, sugere Wagner Ozório D’Almeida, nutricionista e coordenador do curso de nutrição das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu.
Imunidade
O aumento da glicose no sangue leva a alterações orgânicas, como problemas de cicatrização, alterações do colesterol e triglicerídeos, alterações cardíacas, sobrecarga renal, problemas de visão e imunossupressão (baixa da imunidade). Pensando na saúde, toda e qualquer pessoal deve equilibrar sua dieta com o intuito de prevenir problemas de colesterol e/ou sobrepeso e obesidade, através de um maior controle em suas escolhas alimentares.
Bebida alcoólica pode, sim!
Tomar bebidas alcoólicas é permitido para os diabéticos, desde que se evite as bebidas açucaradas. “Beba cerveja e vinho seco, de uma a duas doses, de latinhas ou taças. Mantenha-se alimentado enquanto bebe e não se esqueça de sempre tomar água, para manter a hidratação do organismo”, avalia Deise Regina Baptista, professora do departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Diabete.
Dicas
As escolhas certas podem fazer a diferença na hora de comer fora de casa com diabetes.
  • Tire as dúvidas: converse previamente com a equipe de saúde sobre como ajustar a dosagem da insulina caso extrapole;
  • Frutas, sim! Está no buffet? Dê preferência às frutas, e deixe o suco de frutas de lado. Assim você ingere a fibra que equilibra a glicemia;
  • Equilíbrio sempre:para evitar a elevação dos níveis glicémicos, procure ter equilíbrio no consumo de carboidratos ricos em fibras, gorduras, proteínas e vitaminas;
  • Saladinha: escolha a salada de entrada! Procure evitar couvert;
  • Carnes: na hora de escolher a carnes, prefira a grelhada;
  • Suco ou refrigerante diet?  Refri! O suco tem maior reflexo na glicemia.
  • Macarronada com? O melhor molho para as massas são os leves, branco e vermelho.
  • Fique de olho!  Monitore a glicemia para saber o quanto deve comer e o ajuste seguro do nível de insulina, se for o caso;
  • Hora da sobremesa: o consumo de doces não é proibido, porém deve ser feito associado ao consumo de fontes de fibras alimentares, visando a não elevação abrupta da glicose sanguínea.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!