Saúde e Bem-Estar

Da redação

Leite pode causar espinha?

Da redação
02/10/2015 22:00
Thumbnail
Mudar o cardápio foi uma das dicas comentadas no último Congresso Brasileiro de Dermatologia, realizado em setembro (Foto: Bigstock)
Para ter uma pele livre de espinhas, deixe de lado leites e derivados, alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos, e gorduras trans. Arroz branco e massas podem interferir no metabolismo da glicose, e produzir substâncias que estimulam a produção da acne. Enquanto as proteínas do leite, conhecida por whey protein, produzem um fator de crescimento (IGF-1), similar à insulina, que estimula a ação dos hormônios masculinos, piorando a inflamação.
A mudança no cardápio foi uma das conclusões do último Congresso Brasileiro de Dermatologia, realizado no início de setembro, em São Paulo. De acordo com a dermatologista Denise Steiner, coordenadora do departamento científico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, incluir na dieta alimentos que neutralizem a ação do fator de crescimento pode ajudar na melhora do quadro de acne.
“A dieta paleolítica é um exemplo, com alimentos que tenham índice glicêmico baixo, como saladas e vegetais, peixes e óleos de oliva que têm uma quantidade maior de Ômega3 e alimentos estimuladores, como chá verde e frutas vermelhas, são boas substituições”, explica.
Medicamentos que interferem
Às vezes, uma simples mudança na dieta não interfere na acne, e a culpa pode ser dos remédios que está tomando. Segundo a dermatologista, a Ciclosporina, remédio imunossupressor usado para tratar a psoríase, anticonvulsionantes, lítio, hidantoína, inibidores de TNF, andrógenos, anabolizantes, danazol, DIU, rifampicina, betabloqueadores, halogênicos, como o cloro, e vitaminas B6 a B12 podem piorar a acne.