Saúde e Bem-Estar

Da redação

Nova técnica pode prevenir o jetlag

Da redação
12/02/2016 15:10
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Se a mudança de fuso horário durante uma viagem confunde mais que apenas o seu relógio de pulso, talvez a nova técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, possa ajudar. Para quem sofre com o jetlag, ficar exposto a flashes de luz na noite anterior à viagem pode ajudar a reduzir os sintomas, pois regulariza o relógio biológico.
Técnicas anteriores faziam com que as pessoas se expusessem à luz, sem intervalos, que também traziam bons resultados. No entanto, com os flashes de luz, os resultados são mais satisfatórios na mudança das rotinas de sono. A técnica foi pensada para os sintomas do jetlag, mas também para quem precisa regularizar o sono com o ritmo biológico.
Como funciona
No cérebro, um grupo de células nervosas, chamadas de núcleos supraquiasmáticos (NSQ), localizados acima dos nervos ópticos, controlam a produção de melatonina, um hormônio responsável pela indução do sono. Quando somos expostos à luz, o nível de melatonina reduz e o nosso corpo percebe que é hora de acordar. Quando escurece, os níveis do hormônio aumentam, causando sono. Com os flashes de luz, o corpo aprende a se adaptar ao horário novo de forma mais rápida.
Sintomas do jetlag
Sensação de sonolência, fadiga, cansaço e níveis de alerta em baixa durante vários dias são sintomas comuns de quem sofre com o jetlag. A mudança no fuso horário, sem a correta adaptação do corpo, pode causar esses sinais. O corpo naturalmente se ajusta ao novo fuso horário em cerca de uma hora por dia.