Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Novidades para o tratamento das manchas de pele vão do microagulhamento à suplementação

Amanda Milléo
04/04/2016 10:41
Thumbnail

Manter a pele livre de manchas exige um cuidado diário com limpeza e proteção solar (Foto: VisualHunt)

Maçãs do rosto, testa, região acima dos lábios, colo e braços são as áreas mais atingidas pelas manchas causadas pelo excesso de sol ou hormônios. Cada região do corpo precisa de cuidados diferentes, e os tratamentos clareadores se adaptam a essas necessidades. Novas ponteiras para os lasers, peelings mais incisivos, suplementação oral e a técnica de microagulhamento são algumas das apostas mais recentes para combater as manchas de pele. Veja mais sobre cada uma delas:
Ponteiras novas para os lasers
O laser é uma luz ampliada, unidirecional que atinge apenas o ponto que o médico desejar, e novas ponteiras têm sido desenvolvidas para aumentar a precisão do tratamento, especialmente quando se trata de manchas de pele. A luz localiza o melanócito, célula produtora de melanina, proteína que forma o pigmento da pele, e só atinge a célula que estiver produzindo demais. Embora tenha bons resultados, é preciso cuidado, visto que existe o risco de piorar a mancha. São indicadas três sessões, em média, com intervalo de um mês.
Microagulhamento
Mais conhecido pela ação de rejuvenescimento, a técnica de microagulhamento também é usada no combate às manchas. Através de um rolo com pequenas agulhas, o dermatologista faz microfuros na pele, e depois aplica através de gotas ou pelas microagulhas o produto clareador, como o ácido tranexâmico. As agulhas criam pequenos canais na pele, o que permite a melhor absorção do produto. O tratamento é mais eficaz quando combinado com cremes com ácidos, aplicados em casa, de forma contínua, além do uso do protetor solar diariamente, três vezes ao dia. Mãos, face e colo têm bons resultados.
LEIA TAMBÉM:
Peelings
Apesar das novas técnicas, o conhecido peeling não perdeu sua função, especialmente pelos resultados excelentes no combate à mancha. Através da aplicação do ácido, ou mistura de ácidos, a camada mais externa da epiderme é removida, promovendo a redução das manchas, o estímulo do colágeno e aumentando a luminosidade da pele. Uma sessão apenas pode não ser suficiente, mas combinado ao tratamento feito em casa com protetor solar e cremes hidratantes, o resultado é muito positivo.
Suplementação oral
Seja em forma de bala, suco ou mesmo cápsulas, os suplementos orais foto protetores podem ser usados na prevenção das manchas, mas não devem ser deixados como único tratamento. Esses suplementos ajudam no controle da produção de melanina, que dá a pigmentação da pele, e pode até mesmo diminuir o tempo de tratamento das manchas. A suplementação é feita em um tempo curto, como dois ou três meses, especialmente no verão, que é quando precisa de maior proteção. Há outros medicamentos que também diminuem a reação inflamatória da pele decorrente do dano solar, mas não são exatamente protetores solares e não devem substituir o protetor tradicional.
Tratamentos novos, como o microagulhamento e novas ponteiras de lasers, são as alternativas principais no tratamento das manchas de pele (Foto: VisualHunt)
Tratamentos novos, como o microagulhamento e novas ponteiras de lasers, são as alternativas principais no tratamento das manchas de pele (Foto: VisualHunt)
Fontes: Mariana Gradowski, médica, Luciane Bravi Hubner, médica e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Bhertha Tamura, coordenadora de dermatologia dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) Barradas, Bourroul e Sorocaba.
De onde vem a mancha? – Embaixo da pele temos as células melanócitos, responsáveis pela fabricação da melanina, que é a proteína que dá a nossa cor da pele. Quanto mais melanina estiver concentrada, mais morena é a pele. O excesso de sol faz com que os melanócitos trabalhem exageradamente em um ponto, surgindo a mancha. Os tratamentos de clareamento tentam controlar os melanócitos, diminuindo as manchas.