Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

O celular é o maior inimigo do sono

Bruna Covacci
02/09/2015 18:47
Thumbnail

Foto: bigstock

Olhar Facebook, Twitter ou Instagram pelo tablet ou celular antes de dormir e depois deixa-lo na cama, ao seu lado, ou tão perto para ter certeza de que você ouvirá o despertador no dia seguinte, pode ser prejudicial a qualidade do seu sono. O motivo? A melatonina, hormônio que ajuda as pessoas a adormecerem, é inibida pela luz – principalmente a partir da parte azul do espectro.
De acordo com Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, o uso de aparelhos eletrônicos no período da noite pode não só interferir na qualidade do sono como prejudicar a rotina no dia seguinte – especialmente em longo prazo. Aparelhos que emitem luzes de (LED), mais azuis que os incandescentes, são ainda mais prejudiciais. As TVs, como ficam mais distantes, não provocam tantos problemas.
Yonekura explica que a luz azul à noite faz uma confusão no organismo. “É como se ele acreditasse que ainda é dia, o que aumenta os batimentos cardíacos e faz com que a pessoa fique alerta”, explica. A supressão de melatonina também pode causar sérios problemas à saúde. Ele reduz os níveis de glicose, temperatura do corpo e a pressão arterial, que são os principais responsáveis para se ter um sono reparador. “A melatonina aprofunda o sono levando ao relaxamento total. Além disso, o hormônio é fundamental para a manutenção de atenção, memória, raciocínio e humor”.
Além dos efeitos da claridade, o médico alerta para a redução do tempo de sono das pessoas devido ao uso dos eletrônicos. “Os equipamentos têm a capacidade de prender a atenção de crianças, jovens e adultos até altas horas da madrugada e diminuir a quantidade de horas dormidas pode prejudicar a saúde”, alerta.
Entre as dicas do especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP está a redução no tempo do uso dos equipamentos à noite. “Se não consegue cortar o uso, pelo menos a pessoa deve reduzir o tempo de exposição à luz azul e manter mais distância dos olhos”, orienta.