Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

O que fazer para não engordar no inverno

Bruna Covacci
03/07/2015 12:20
Thumbnail
É muito comum ouvirmos que o inverno é um perigo para a silhueta. E é verdade: nesta época do ano, ficamos menos dispostos a praticar exercícios ou sair de casa para uma caminhada que seja. Sem falar que o nosso apetite por alimentos mais calóricos aumenta. Essa combinação não poderia ter outro resultado: o peso na balança tende a aumentar. Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta lembra que, no inverno, gastamos mais energia para manter o corpo aquecido.  “Nosso corpo é capaz de manter a temperatura sempre em equilíbrio, variando dentro de um limite. Por isso, desejamos comidas mais calóricas, como doces e alimentos mais gordurosos, nessa época do ano”. Confira as dicas e estratégias para evitar o ganho de peso nos dias mais frios.
Invista nos chás de todos os sabores
Mantenha uma garrafa térmica com água quente para fazer chá durante o dia. Uma xícara de chá tem poucas calorias, possui antioxidantes, é diurético e se encaixa muito bem em uma alimentação saudável.
Aproveite as sopas
Aproveite o inverno para saborear sopas e cremes com bastante legumes e folhas, que são as principais fontes de vitaminas e minerais na alimentação. As fibras mantêm a saciedade por mais tempo e ajudam na regulação intestinal.
Prefira doces saudáveis
Prepare frutas assadas ou cozidas e acrescente canela, cravo e essências, acentuando o sabor doce e satisfazendo sua vontade.
Mude as receitas tradicionais
Para o chocolate quente, experimente uma colher de sopa de cacau em pó com uma colher de sopa de açúcar para uma xícara de leite desnatado. Para o fondue, ao invés de pães, utilize legumes como brócolis e carnes ou pescados como peito de frango e camarões, e procure por receitas na versão light de queijos e chocolate.
Festas Juninas
Não coma “de tudo”: delicie-se apenas com seus pratos preferidos. Faça canjica de milho-branco ou arroz doce com leite desnatado e adoçante em pó na quantidade equivalente à do açúcar tradicional. Para o quentão, utilize água, limão, gengibre, cravo, canela, essência de rum e adoçante. Aproveite as festas juninas para dançar quadrilha e forró e gastar um pouco de energia.
Mantenha sua atividade física
O clima mais frio não é desculpa para desistir de caminhar. Coloque uma calça e um casaco confortáveis e saia de casa. Depois de alguns minutos você nem vai notar a temperatura.
Não se esqueça da água
Como a temperatura está mais baixa e não praticamos muitas atividades, não perdemos muito líquido através do suor durante o inverno. Resultado: esquecemos de nos hidratar corretamente. Não se esqueça de que o inverno é uma época em que a umidade do ar está baixa, e por isso precisamos hidratar nosso corpo!