Saúde e Bem-Estar

Da redação

Onde encontrar vitamina D sem sol?

Da redação
30/11/2015 15:39
Thumbnail

Onde está o sol? (Foto: Brunno Covello) | Brunno Covello

Foram apenas quatro dias de sol em Curitiba no último mês e a tendência é que ele só volte a aparecer a partir de terça-feira (1/12), de acordo com a Gazeta do Povo. Ficar tanto tempo longe do sol, além de atuar de forma direta no humor dos curitibanos, também prejudica a sintetização de um importante pré-hormônio, a vitamina D.
Para conseguir sintetizar uma quantidade suficiente da vitamina, segundo o pesquisador norte-americano William Grant, o ideal é deixar-se banhar pelo sol de 10 a 30 minutos, com cerca de 20% a 40% do corpo exposto, em horários de pico – entre 10h e 15h. Quando isso não é possível, alguns alimentos podem reforçar a síntese, conforme explica Talita Poli Biason, gerente médica da unidade de medicamentos isentos de prescrição da Aché Laboratórios Farmacêuticos.
Confira!
Peixes ricos em gordura. Salmão, truta, cavala, atum e enguia são algumas das opções mais comuns e boas fontes da vitamina D. A cada 100g de salmão, são fornecidos 100 a 250 UI, unidades internacionais, de vitamina D. De acordo com a Sociedade Americana de Endocrinologia, o organismo precisa de 1,5 mil a 2 mil de UI por dia para manter os níveis ideais da vitamina D.
Cogumelos. Prefira os cogumelos frescos, e em uma quantidade de 100 gramas, que contêm 100 UI da vitamina.
Suplementos. Aos que não conseguem atingir níveis adequados da vitamina pelo sol ou através da alimentação, vale a suplementação. Porém, é preciso aconselhamento médico constante para saber a quantidade ideal e manter o consumo restrito a um período certo.