Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Os 10 erros de quem usa lentes de contato

Amanda Milléo
30/05/2015 00:35
Thumbnail
1) Achar o desconforto “normal”
Usar lente de contato é diferente dos óculos, mas às vezes o paciente assume um desconforto (até 50% da visão pior) acreditando ser normal. O ideal é procurar um médico.
2) Substituir os óculos
Se a ideia é abandonar os óculos de vez, repense. As lentes não podem ser usadas 24 horas por dia, 7 dias na semana. Muitas complicações vêm do olho irritado pelo abuso do uso da lente.
3) Dormir com elas
Dormir de lente é risco de úlcera para a córnea. Durante o sono, a córnea, que é nutrida pela pálpebra, tem dificultada a nutrição e oxigenação pelas lentes, causando lesões e infecções.
4) Limpar apenas com soro
Apesar de mais barato que as soluções próprias para limpeza, o soro fisiológico não tem essa função, pois não é composto de elementos que bloqueiam a multiplicação de bactérias.
5) Colocá-las na boca
A saliva é fonte de bactérias e não pode ser usada para a limpeza. Os micro-organismos podem se proliferar no estojo e causar infecções. É preferível jogar a lente fora.
6) Demorar a esterilizar estojos
Os estojos das lentes de contato devem ser esterilizados uma vez ao mês, pelo menos, em água fervente por 30 minutos e trocados a cada seis meses.
7) Abrir depois o estojo
Abrir o estojo só após lavar as mãos está errado, pois ele pode estar contaminado por fora. Primeiro abra o estojo e depois lave as mãos para, em seguida, colocar as lentes.
8) Usar toalhas felpudas
Se a toalha usada na secagem das mãos é muito felpuda, pode soltar fibras e fiapos, assim como as de papel, e atrapalhar a colocação das lentes. Lave as mãos e seque chacoalhando-as. Se preferir as mãos secas, opte por toalhas de melhor qualidade e sempre limpas.
9) Misturar soluções
O risco de contaminação é maior quando os pacientes misturam nos estojos soluções de desinfecção de diferentes fabricantes. Ao trocar a solução, substitua todo o líquido.
10) Deixar de esfregar
Esfregar e lavar as lentes é o melhor método de limpeza, mesmo que não seja indicado pelo fabricante da solução ser necessário esfregá-las. Porém, se a lente estiver com muitas deformidades nos 30 dias úteis das lentes descartáveis, pode ser que a mão do usuário de lente esteja muito “pesada” ao lavá-las.
Fontes: médicos oftalmologistas Fernando Abib, também professor de anatomia da UFPR, Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO); Meibal Junqueira, do corpo clínico do IMO; Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo.médicos oftalmologistas Fernando Abib, também professor de anatomia da UFPR, Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO); Meibal Junqueira, do corpo clínico do IMO; Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo.