Saúde e Bem-Estar

Bel Victorio

Os limites da dieta fitness “frango+batata-doce”

Bel Victorio
30/04/2015 16:31
Thumbnail
Visto nos pratos de celebridades fitness, o combo frango com batata-doce se tornou uma dieta popular entre quem quer perder gordura e ganhar massa muscular. A explicação para o sucesso da combinação, segundo Thais de Brito, nutricionista da Estancia do Lago Spa, é o baixo índice glicêmico da batata-doce, ou seja, ela demora mais a ser digerida e não leva a picos de insulina. “Isso contribui para a saciedade”, explica. Já o frango é rico em proteína, o que auxilia no ganho muscular, além de ter pouca gordura.
Apesar de os alimentos serem saudáveis, a dieta é pouco balanceada, de acordo com a nutricionista Juliana Bertolin Gonçalves, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná. “Uma dieta equilibrada deve conter um consumo proteico de 15% a 20% do valor energético total, sendo que essa dieta pode chegar até 75%”, afirma. Segundo a profissional, o excesso de proteína pode sobrecarregar o rim.
Perda de massa?
Mesmo rica em proteína, a combinação, se consumida em todas as refeições, pode estimular a perda de massa muscular. Isso seria uma das formas de o organismo responder a uma alimentação pouco variada, de acordo com Juliana. “É o efeito cumulativo de uma dieta restritiva, que não aprece na balança, mas sim na saúde a médio e longo prazo”, comenta.
Afinal, pode ou não pode?
Pode, sim, mas com algumas condições. Uma porção da combinação pode ser ingerida todos os dias, medida por três colheres e meia ou uma palma da mão. Também é preciso complementar o prato com gorduras, sais minerais, outras vitaminas, além das fibras, se não for ingerida a casca do tubérculo. “Pode-se acrescentar feijão ou lentilha, beterraba ou espinafre e uma fruta rica em vitamina C para ativar o ferro”, recomenda Thais.
Clara de ovo
Outro hábito entre os adeptos é adicionar clara de ovo à refeição. Juliana explica que isso pode trazer constipação intestinal, uma vez que pode induzir a desidratação – além de causar dores de cabeça, sudorese e halitose.