Saúde e Bem-Estar

Da redação

Paraná é estado exemplo para Cirurgia Bariátrica

Da redação
29/09/2015 14:46
Thumbnail
Estado é referência pela quantidade de cirurgias bariátricas realizadas, em relação a outros estados (Foto: Bigstock)
Das 88 mil cirurgias bariátricas realizadas no Brasil em 2014, entre 8% a 10% foram feitas pelo SUS e, destas, os paranaenses foram os pacientes em 42%. A estimativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e o número coloca o Paraná como um modelo para estados que buscam melhorar os serviços de cirurgia bariátrica.
“A posição do Paraná permite oferecer experiência e eventualmente exemplo para que outras unidades da federação ampliem seus serviços e aumentem o acesso da população ao tratamento cirúrgico da obesidade, uma doença crônica, com implicações graves e incidência cada vez maior devido a uma conjunção de fatores sociais”, afirma João Caetano Marchesini, cirurgião bariátrico e presidente da Comissão Científica do XVII Congresso da SBCBM, que acontece entre os dias 20 a 23 de outubro, em Belém (PA).
Combate à obesidade
Cerca de 18% dos brasileiros são obesos, segundo dados do Vigitel 2015, pesquisa anual do Ministério da Saúde. A cirurgia bariátrica é um dos tratamentos possíveis, especialmente ao paciente que sofre com obesidade mórbida.
Além de permitir o emagrecimento, melhorando assim aspectos psicológicos do paciente como a autoestima e permitindo recolocação social, a cirurgia bariátrica pode atuar também sobre mais de 60 comorbidades associadas à obesidade, como hipertensão arterial, problemas articulares, respiratórios e até câncer.
Recentemente a revista científica The Lancet, uma das mais conceituadas do mundo, publicou uma pesquisa que aponta a remissão da diabete em 50% dos pacientes operados e o controle da diabetes de 80% com apenas um remédio.