• Carregando...
Tabagismo causa milhões de mortes que poderiam ser evitadas
| Foto:

Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de cinco milhões de mortes acontecem todos os anos no mundo devido ao tabagismo. Os dados incluem os fumantes passivos, aquelas pessoas que apenas respiram a fumaça. A OMS considera o tabagismo uma doença epidêmica e que se assemelha ao uso de drogas como a cocaína.

Relacionado a mais de 50 tipos de doenças o tabagismo pode causar dependência física, psicológica e comportamental. Neste dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, o alerta se estende à origem de graves doenças e os consequentes óbitos: 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, e 25% das mortes por derrame cerebral são decorrentes do uso prolongado da nicotina.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apesar de o cigarro ser o primeiro da lista quando se trata de tabaco, todos os derivados da planta que podem ser usados nas formas de inalação, como cigarros, charutos, cachimbos, narguilé e cigarros de palha; aspiração (rapé); e mastigação (fumo-de-rolo), são nocivos à saúde.

LEIA TAMBÉM:

<<>>

<<>>

<<>>

O consumo desses produtos provoca a absorção de 4.720 substâncias tóxicas pelo organismo, e também está relacionado à impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata. Uma das saídas encontradas por governos e instituições de todo o mundo para reduzir o número de usuários é a restrição da publicidade de produtos que têm tabaco na composição.

Outra medida aplicada, inclusive no Brasil, é a sobretaxa de impostos e o investimento de campanhas publicitárias antitabaco e leis antifumo. Os resultados no país, embora possam ser ainda melhores, já demonstram eficácia: em 2008 o índice de fumantes entre os brasileiros superava os 18%, e caiu para 14,7% em 2014, redução de 20,5%. A pesquisa é do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fique atento:

– Cada cigarro contém mais de 4.000 substâncias nocivas, sendo 40 delas comprovadamente cancerígenas.

– A nicotina aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial.

– As células que protegem as artérias coronárias são prejudicadas.

– Fumar causa impotência, além de prejudicar a saúde de outras pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]