• Carregando...
Vegetais da estação são mais baratos e saudáveis
| Foto:

Escolher as frutas e hortaliças que apresentam maior produtividade na estação vigente permite o acesso a alimentos com melhor qualidade e preços mais acessíveis. No outono, estação de temperaturas amenas, alguns vegetais se desenvolvem com maior rapidez que outros, e a escolha correta garante itens saborosos e nutritivos.

Durante o outono são encontrados em abundância banana, caqui, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, melancia, kiwi, maracujá, pera e tangerina, que são ricas em vitamina C e têm a capacidade de melhorar a imunidade. “Por se desenvolverem melhor, os produtos da época garantem um melhor aproveitamento, são mais saudáveis e saborosos”, diz a nutricionista Emanuele Valentin, professora do curso de nutrição das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), de União da Vitória.

De acordo com Emanuele, o abacate é mais calórico se comparado a outras frutas, mas contém gordura monoinsaturada, capaz de reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças do coração. No caso das hortaliças, muitas são fontes de vitamina C, como alface, repolho, abóbora, berinjela, brócolis, pimentão, rabanete, chuchu, nabo, pepino, quiabo, tomate e vagem.

LEIA TAMBÉM:

<<>>

<<>>

<<>>

Também merecem destaque a batata-doce e a mandioca, que são tubérculos, fontes de carboidratos e capazes de fornecer energia para o organismo. “Essas hortaliças também contêm fibras, as quais auxiliam no bom funcionamento do intestino e atuam no controle do colesterol e diabetes”, explica Emanuele.

Embora os vegetais da época sejam mais saudáveis e saborosos, a nutricionista alerta para o hábito de as pessoas consumirem frutas e verduras sem a orientação específica de profissionais. Entre os detalhes importantes está o consumo moderado. Pessoas com nível de colesterol elevado, diabéticos e hipertensos precisam consultar um nutricionista para definir quais vegetais podem ser consumidos e em que quantidade.

A nutricionista Emanuele enfatiza que uma dieta saudável, com orientação profissional, colabora para o equilíbrio entre os alimentos consumidos. O fundamental é estar consciente da importância de uma alimentação balanceada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]