Saúde e Bem-Estar

Daniela Piva

VÍDEO: Fale melhor no Dia da Voz

Daniela Piva
16/04/2015 16:11
Thumbnail
Já reparou como algumas pessoas comunicam bem as suas ideias e são convincentes? Para isso, além de usar os argumentos certos, é preciso apostar na qualidade da voz, na entonação das palavras e na articulação da boca na hora de falar. É necessário, também, prestar atenção nas disfunções vocais, como a rouquidão e as dificuldades ao pronunciar alguns sons, que podem estar relacionadas a doenças como a laringite aguda, a laringite crônica e os refluxos.
Para prevenir distúrbios do nosso principal meio de comunicação, em 16 de abril de 2003 foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial da Voz, que tem como intuito inclusive dar visibilidade às agressões que cometemos regularmente ao nosso aparelho fonador, em parte por falta de informação.
De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia (AAO), para prevenir as disfunções, é imprescindível prestar atenção a algumas manias, como conversar em ambientes ruidosos (tentando disputar com o som), usar excessivamente o celular e não amplificar corretamente a voz quando se vai falar em público.
Conversamos com a fonoaudióloga Regina Franke, que dá dicas de exercícios que você pode fazer em casa diariamente e melhorar a qualidade da sua fala. Confira o vídeo: