Saúde e Bem-Estar

Da redação

Você conhece o câncer laboral?

Da redação
04/02/2016 16:00
Thumbnail

Trabalhadores de laboratório também estão em risco de câncer laboral (Foto: Bigstock)

Sim, é possível desenvolver câncer mesmo com hábitos saudáveis, fazendo exercícios físicos regulares e optando por uma alimentação regrada. Os cânceres relacionados ao ambiente de trabalho, embora representem apenas por 10% dos casos de câncer, segundo dados do INCA, são também importantes e exigem cuidados.
Não são todas as profissões que expõem os trabalhadores a um risco significativo, mas algumas precisam de uma atenção especial, especialmente aquelas que demandam atividades ao ar livre ou que ficam expostos a luz solar, ou a uma intensa radiação de UV. As profissões mais visadas são agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores, soldadores, entre outros.
A exposição aos raios solares ultravioletas, por exemplo, podem gerar câncer de pele, enquanto o câncer de pulmão é reincidente em mecânicos, soldadores, trabalhadores de navios e docas. O câncer de mama é comum em ambientes com asbesto/amianto, e prejudica torneiros mecânicos, pintores e maquinistas.
Proteção
Proteger-se do câncer, independentemente do tipo, passa pelas mesmas atitudes saudáveis. Fazer exercícios, ter hábitos saudáveis, como não fumar e não exagerar nas bebidas alcóolicas, além de ter uma alimentação regrada. Além disso, é importante identificar no seu trabalho os fatores que podem desencadear o câncer, como exposição exagerada a luz solar que, no caso, exigiria maior proteção com protetores solares.