Televisão

Novela “Velho Chico” vai levar trama shakespeariana para o sertão

Willian Bressan
22/01/2016 22:00
Thumbnail

O ator Chico Diaz interpreta Belmiro em uma cena gravada no sertão de Alagoas. (Foto: Globo/Caiuá/Franco) | Caiuá Franco

Uma saga shakespeariana com crítica social. Assim o diretor Luiz Fernando Carvalho, que retorna à faixa mais nobre da Globo após mais de 10 anos, define “Velho Chico”, a próxima novela das 21 horas, cujas gravações começaram no sertão da Bahia, onde estão sendo rodadas 562 cenas entre janeiro e fevereiro em São Francisco do Conde e região. A estreia está prevista para março na RPC.
A trama, que tem estreia prevista para março, marcará a volta do Brasil rural de Benedito Ruy Barbosa, conhecido por títulos como “Pantanal” (1990), na Manchete; “Renascer” (1993) e “O Rei do Gado” (1996), ambas da Globo.  “Velho Chico” terá um elenco de peso, como Rodrigo Santoro, Patrícia Pillar, Fernanda Montenegro, Cássia Kis e Antonio Fagundes, além da curitibana Fabiula Nascimento.
Carvalho promete uma história de amores proibidos capazes de balançar estruturas antigas em uma jornada emocional pelo  interior do Brasil. “É um reencontro com a brasilidade, com a história do nosso país e de sua gente, dos amores puros e dos desencontros, uma declaração de amor à nossa terra, contada com uma emoção brasileira, nossa! Um romance que começa na década de 1960 e desemboca numa atualidade cercada de contradições. Uma novela de amor, mas também emoldurada por uma crítica social”,  antecipa o diretor.
Disputas
O enredo do romance entre herdeiros de famílias rivais se entrelaça à trajetória de luta pelo renascimento do Rio São Francisco. A briga familiar, que começa pelas águas e avança pelas terras, perde o sentido para a nova geração, mas nem por isso a rivalidade deixa de existir e de impedir que antigos amores proibidos se reencontrem.