Televisão

Globo é processada pelo Ministério Público por racismo

Eloá Cruz
04/05/2016 12:06
Thumbnail

Participante de Curitiba revoltou-se com o acessório. (Foto: Reprodução/Globo)

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro protocolou nesta semana uma ação civil pública contra a Globo Comunicação e Participantes por dano moral coletivo e discriminação racial pelo uso de uma esponja de lavar louças em formato de boneco black power, usado na 16ª edição do reality show Big Brother Brasil.
LEIA MAIS
Várias representações contra a empresa foram ao MPF dizer que o objeto, segundo nota divulgada pelo órgão, que o objeto “reforça um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço contribui para ofender a imagem do negro no país”.
O boneco apareceu pela primeira vez no programa matinal “Mais Você, no dia 19 de janeiro. E antes mesmo da estreia do programa, vários internautas questionaram e repudiaram o uso do utensílio doméstico, sendo considerado preconceituoso.
Participante de Curitiba revoltou-se com o utensílio. (Foto: Reprodução/Globo)
Participante de Curitiba revoltou-se com o utensílio. (Foto: Reprodução/Globo)
Diante de toda a repercussão da polêmica, a Rede Globo optou por manter a esponja no cenário do programa. O objeto só não foi utilizado como lava-louças porque um dos participantes da casa passou a usar o item como um simulacro de microfone.
De acordo com nota do MPF, a Rede Globo terá que veicular uma retratação no programa Mais Você à população negra pela utilização do boneco-esponja, além da reparação por danos morais coletivos causados pelo reality, no valor não inferior a 0,5% do faturamento do programa BBB16.