Turismo

Os 10 destinos mais procurados para as férias de julho no Brasil e exterior

Guilherme Grandi
21/04/2018 17:00
Thumbnail

A capital alagoana é uma das mais procuradas para as férias de julho deste ano. Foto: divulgação.

As praias do nordeste brasileiro estão entre os destinos mais procurados para as férias de julho, conforme levantamento realizado pela CVC. A pesquisa, feita com base em orçamentos pedidos entre janeiro e março, mostra quer a maioria dos viajantes brasileiros (65%) procuram resorts no nordeste que tenham pacotes com “tudo incluído” de alimentação e atrativos nas cidades de Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE). Coincidentemente são dois destinos muito frequentados por famílias, por oferecerem atrações para crianças e adultos.
O levantamento mostra também que destinos no exterior com promoções de passagens também estão sendo muito procurados, como Santiago (Chile) e Cancun (México). De acordo com Emerson Belan, gerente geral de vendas da CVC, isso se dá por conta das férias escolares. “Muitas famílias só podem viajar na alta temporada, por isso que os destinos turísticos com uma boa relação custo-benefício influenciam tanto na decisão do consumidor”, explica.
Além do Chile e do México, o levantamento também mostra que Lisboa (Portugal) e Paris (França) estão sendo redescobertos pelos brasileiros, também por conta das promoções de passagens e das vantagens do chamado stopover. Eduardo Fleury, diretor do sistema de buscas Kayak no Brasil, conta que “esse tipo de viagem tem sido muito usado pelos brasileiros, assim as pessoas podem conhecer dois destinos de uma só vez”. A companhia portuguesa TAP, por exemplo, permite que o passageiro passe alguns dias em Lisboa antes de seguir viagem para outro destino atendido por ela.
Miami é o destino usado como isca para o golpe. Foto: divulgação.
Miami é o destino usado como isca para o golpe. Foto: divulgação.

Sempre queridinhos

Mas o levantamento mostra que há outros lugares que nunca deixaram de ser os queridinhos dos brasileiros. Os Estados Unidos ainda habitam o sonho dos turistas daqui, principalmente as cidades de Miami, Nova York e Orlando. Cada uma delas tem suas particularidades, mas a presença maciça de brasileiros e as compras em shoppings de outlets ainda são os principais chamarizes.
Emerson Belan, da CVC, explica que as cidades americanas se beneficiam do dólar, que está em um nível aceitável se comparado a anos atrás, e também “descontos na compra de ingressos e financiamento da viagem”. Isso se explica na alta procura, por exemplo, das viagens para Orlando, terra dos parques temáticos da Disney e da Universal Studios.
“O destino dos sonhos é substituído pelo destino que cabe no bolso”, explica Emerson Belan. Isso também aparece na busca por hotéis, “com a categoria de três estrelas somando quase 40% das buscas no Kayak”, completa Eduardo Fleury.
Conheça um pouco dos destinos mais procurados pelos brasileiros para as férias de julho de acordo com o levantamento da rede de agências de turismo:

No Brasil:

1- Maceió (AL)

Uma das praias de piscinas naturais de Maceió. Foto: divulgação.
Uma das praias de piscinas naturais de Maceió. Foto: divulgação.
A capital do Alagoas vem liderando o ranking de destinos mais buscados pelos brasileiros no nordeste. Maceió impressiona os visitantes com o mar de tons verdes e azuis e piscinas naturais formadas a partir de uma enorme barreira de corais.

2- Porto Seguro (BA)

O Marco Zero do Brasil em Porto Seguro. Foto: divulgação.
O Marco Zero do Brasil em Porto Seguro. Foto: divulgação.
Nesta época do ano, a cidade de Porto Seguro é tomada por grupos de amigos e famílias que desejam aproveitar o recesso para descansar no mar baiano. A cidade possui várias opções de entretenimento com visita a museus e a pontos importantes da história do país, como a Rota do Descobrimento. Porto Seguro é o ponto de partida para explorar outras praias da região, como Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva.

3- Fortaleza (CE)

Vista da Avenida Beira Mar de Fortaleza. Foto: divulgação.
Vista da Avenida Beira Mar de Fortaleza. Foto: divulgação.
A enorme diversidade de paisagens de Fortaleza, com praias de águas quentes e cristalinas, é um prato cheio para os praticantes de windsurf e kitesurf. No fim de julho, a capital cearense realiza o Fortal, um dos maiores carnavais fora de época do Brasil. Além de Fortaleza, dá para combinar a estadia no Estado e conhecer, na mesma viagem, outros destinos como Cumbuco e Jericoacoara, essa última também conectada por voo fretado, partindo toda semana de SP.

4- Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas é um dos paraísos procurados por famílias brasileiras. Foto: Bigstock.
Porto de Galinhas é um dos paraísos procurados por famílias brasileiras. Foto: Bigstock.
As piscinas naturais de águas mornas de Porto de Galinhas estão entre os destinos mais premiados do Brasil. A região tem a maior concentração de resort pé na areia no país, e sua proximidade com Recife e Olinda permite esticar o passeio até as cidades vizinhas. Diversas pousadas e resorts da região fazem promoções com gratuidade na hospedagem para crianças de até 12 anos, dando um alivio a mais ao bolso do turista.

5- Natal (RN)

Praia da Pipa, um dos atrativos do Rio Grande do Norte. Foto: divulgação.
Praia da Pipa, um dos atrativos do Rio Grande do Norte. Foto: divulgação.
Com o sol brilhando praticamente o ano todo, Natal é rodeada por belezas naturais em praias, lagoas e dunas. Para quem viaja ao destino em família, a capital cearense oferece uma das melhores infraestruturas hoteleiras para crianças, além de passeios pelos recifes de corais de Maracajaú, onde é possível visualizar os peixes no fundo do mar, e as praias de Pipa, ótimas para banhos.

No exterior:

1- Orlando (EUA)

Orlando é a terra dos parques temáticos, e a Disney é seu principal chamariz. Foto: divulgação.
Orlando é a terra dos parques temáticos, e a Disney é seu principal chamariz. Foto: divulgação.
Os famosos parques temáticos de Orlando fazem com que a cidade seja a mais visitada do planeta pelos brasileiros. Walt Disney World, com seu clássico Magic Kingdom e a Universal Orlando, com o Mundo de Harry Potter, atraem turistas de todas as idades o ano todo. Tanto que sempre há promoções de passagens combinadas com hospedagem e ingressos para os parques.

2- Cancun (México)

Cancun é muito procurada por conta dos resorts 'all inclusive'. Foto: divulgação.
Cancun é muito procurada por conta dos resorts 'all inclusive'. Foto: divulgação.
Principal destino turístico do México, Cancun possui quase todos os resorts operando em sistema all-inclusive, o que evita que as famílias tenham gastos extras com alimentação no destino. Há também a gratuidade de hospedagem para crianças em hotéis parceiros. Entre as atrações, estão os parques temáticos Xcaret e Hel-Há e os passeios que interagem com golfinhos.

3- Santiago (Chile)

As estações de esqui de Valle Nevado e Farellones fazem o turista se sentir na Europa, mas sem sair da América do Sul. Foto: divulgação.
As estações de esqui de Valle Nevado e Farellones fazem o turista se sentir na Europa, mas sem sair da América do Sul. Foto: divulgação.
A capital chilena é um dos destinos sulamericanos mais procurados para quem quer curtir o inverno como se estivesse na Europa, mas gastando muito menos. Os principais passeios e atrações da cidade saem por menos de R$ 200 por pessoa. Além disso, a capital chilena isenta os turistas estrangeiros do IVA – Imposto sobre Valor Agregado para permanência menor do que 60 dias nas diárias dos hotéis. Há também fácil acesso às estações de esqui de Valle Nevado e Farellones.

4- Lisboa (Portugal)

Governo português prometeu agilidade após sobrecarga do sistema. Centenas de pedidos ficaram parados, em outubro.  Foto: Lisboa/Bigstock
Governo português prometeu agilidade após sobrecarga do sistema. Centenas de pedidos ficaram parados, em outubro. Foto: Lisboa/Bigstock
A proximidade com o idioma português e o stopover da TAP fizeram com que o desejo de conhecer “a terrinha” aflorasse no imaginário brasileiro. Claro que as delícias peculiares como “Pastel de Belém” e história intrigante fazem de Portugal um lugar único na Europa.

5- Paris (França)

A capital parisiense é muito procurada por famílias que querem conhecer o verão europeu em picnics na beira do Rio Sena. Foto: divulgação.
A capital parisiense é muito procurada por famílias que querem conhecer o verão europeu em picnics na beira do Rio Sena. Foto: divulgação.
Apesar de ser mais conhecida como destino romântico, Paris tem atraído famílias que querem conhecer os tradicionais cartões-postais da cidade, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame. Mas, turistas que também querem experiências diferentes, como aproveitar os dias do verão para fazer piquenique no Palácio de Versalhes em frente ao Rio Sena ou esticar até uma cidadezinha ao lado de Paris para se aventurar na Disneylândia
LEIA TAMBÉM: