Turismo

3 empresas no mundo oferecem a aventura de voo com gravidade zero

Roberto Couto
18/02/2016 22:00
Thumbnail

A empresa francesa Air Zero G disponibiliza a experiência única de flutuar dentro de um Airbus A310. Foto e vídeo: divulgação.

Quem nunca sonhou em poder flutuar como os astronautas no espaço, no ambiente de gravidade zero? E quem pensa que esta experiência só pode ser sentida através de voos espaciais precisa saber que três empresas no mundo – a russa Space Affairs, a francesa Air Zero G e a norte-americana Zero G – oferecem a experiência de flutuar no ar durante os chamados “voos parabólicos” realizados em aviões especialmente preparados para testar os efeitos da microgravidade. A ideia é que os turistas possam ter a mesma sensação de um astronauta no espaço, flutuando livre da gravidade terrestre.
A experiência é possível graças a manobras chamadas “parábolas” (composta por subidas e descidas que se assemelham ao desenho de parábolas invertidas), que são realizadas em jatos laboratórios de microgravidade (popularmente chamada gravidade zero). Nessas aeronaves, em vez de poltronas, existem paredes e pisos acolchoados (além de barras para segurar).
Toda essa proteção é necessária, pois no topo de cada parábola a aceleração da curva equilibra a aceleração da gravidade causando um efeito semelhante ao encontrado no espaço, a microgravidade, que faz as pessoas voarem no ar e irem de encontro à fuselagem da aeronave (o que poderia causar lesões se o interior não fosse acolchoado). Cada intervalo de microgravidade dura em média 20 a 30 segundos e, no total, são realizadas de 10 a 20 parábolas em um voo. Tempo suficiente, é claro, para muita diversão! Os voos são acompanhados por instrutores altamente treinados para zelar pela segurança e diversão dos turistas.
A experiência de gravidade zero, no entanto, não é barata. A russa Space Affairs oferece um voo em um gigantesco cargueiro Ilyushin 76 adaptado por US$ 6.700 por pessoa. A aventura ocorre no Centro de Treinamento de Cosmonautas da Rússia, a 90 km de Moscou. Por 6 mil euros, a francesa Air Zero G disponibiliza o passeio em um Airbus A310 preparado a partir do aeroporto Bordeaux-Mérignac. A Zero G, baseada em Fort Lauderdale (Flórida), promove o voo parabólico num Boeing 727, por US$ 5 mil por turista, nos principais aeroportos dos Estados Unidos (há uma programação anual).