Turismo

#partiu2018: os 18 melhores destinos para conhecer este ano

Carolina Werneck
21/01/2018 12:00
Já passamos da metade de janeiro e, se seu propósito de ano novo é viajar mais, uma boa forma de começar a cumpri-lo é definindo destinos arrasadores. Há muitas técnicas para isso: você pode optar por um lugar que sempre quis conhecer, ou pelo destino para o qual as passagens sejam mais baratas, ou ainda por um local que não esteja na lista dos mais badalados.
Mas tomar a decisão certa nunca é fácil, em um mundo com 193 países – segundo a Organização das Nações Unidas (ONU); para a Fifa, no entanto, são 209, já para o Comitê Olímpico Internacional, 206. Para facilitar, o Hostelworld fez um levantamento dos destinos mais visitados em 2017 e consultou especialistas para selecionar os 18 melhores destinos para visitar em 2018 – e o Viver Bem te conta um pouquinho mais sobre cada um deles.
Islândia
Você sabe qual é a capital da Islândia? Se sua resposta foi “não”, isso não quer dizer que você seja ruim de geografia. Afinal, Reykjavik não é um nome lá muito fácil de ser pronunciado, mas vale a pena aprender um pouco mais sobre o país. Seja pelos incríveis gêiseres, seja pela pequena população ocupando um vasto território – são pouco mais de 300 mil habitantes em 103 mil km2 -, a “terra do gelo” ainda é desconhecida da grande maioria dos viajantes. Você pode consultar todas as informações sobre visto e outros detalhes clicando aqui (site em inglês).
Reykjavik, capital da Islândia. Foto: Divulgação
Reykjavik, capital da Islândia. Foto: Divulgação
Israel
Segundo o Hostelworld, as reservas para Israel subiram 60% em 2017. Assim como a tensão política, que cresceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu país reconhece Jerusalém como capital do país, o interesse pela “Terra Santa” só aumenta. Lugares como o Muro das Lamentações e a Igreja da Natividade estão entre os pontos turísticos mais famosos, mas o país tem outras atrações. Em Israel é possível nadar com golfinhos e praticar mergulho – em Eilat, que fica no extremo sul -, andar de caiaque no Rio Jordão e até mesmo fazer rapel no deserto – em Massada, a sudoeste do Mar Morto. Todas as informações no site do Ministério do Turismo israelense (em inglês).
Jerusalém, em Israel. Foto: Divulgação.
Jerusalém, em Israel. Foto: Divulgação.
Escócia
A gaita de fole e o kilt – aquela tradicional saia xadrez – são apenas os componentes mais famosos da cultura escocesa. Há muito mais para descobrir nas Terras Altas. As paisagens parecem ter saído de uma história sobre reis e rainhas, os castelos são numerosos, as cidades misturam o antigo e o moderno e, para completar, há o icônico Lago Ness. Você pode fazer uma viagem que passe por vários desses castelos ou mesmo um roteiro inspirado em Harry Potter – muitas paisagens escocesas foram usadas nos filmes do bruxinho. Para isso, o governo escocês tem todas as opções e detalhes sobre esses itinerários. Todas as informações no site oficial do Visit Scotland (em inglês).
Às margens do Lago Awe, o castelo de Kilchurn. Foto: Reprodução/Facebook
Às margens do Lago Awe, o castelo de Kilchurn. Foto: Reprodução/Facebook
Croácia
Não é preciso ser um fã de Game of Thrones para se encantar pelos cenários cinematográficos da Croácia. Mas, se você é desses, melhor ainda. O país também é dono de um dos litorais mais fantásticos da Europa, situado em pleno Mar Adriático. Dubrovnik é o destino mais conhecido, mas há ainda lugares como Brac, Banja e Dubovica. A capital, Zagreb, é “uma cidade antiga com alma jovem”, de acordo com o governo croata. Não bastasse tudo isso, o país ainda promete uma gastronomia inesquecível. Todas as informações, em diversos idiomas – inclusive inglês, espanhol e italiano – no site oficial do turismo na Croácia.
Vista do alto de Dubrovnik, na Croácia — um dos cenário de Game of Thrones. Foto: Divulgação/Airbnb
Vista do alto de Dubrovnik, na Croácia — um dos cenário de Game of Thrones. Foto: Divulgação/Airbnb
Vietnã
Castigado por diversas guerras ao longo de sua história, o Vietnã não perdeu suas cores para a violência. Da baía de Hanói, com suas imensas estruturas de pedra, aos Túneis de Cu Chi, usados durante a Guerra do Vietnã, descubra os segredos vietnamitas. O país tem um calendário repleto de festivais religiosos, históricos e culturais que valem até uma seção inteiramente dedicada a eles no site do governo. Clicando aqui você pode ver todas as informações úteis para a viagem (em inglês e francês).
Triciclo no Vietnã. - Foto: Bigstock
Triciclo no Vietnã. - Foto: Bigstock
África do Sul
Queridinha dos turistas brasileiros em 2018, a Cidade do Cabo é o retrato de uma África do Sul cada vez mais atraente. Também pudera: ali é possível viver a experiência de um safári, ver o encontro entre o Oceano Atlântico e o Índico, surfar na incrível Durban, mergulhas com tubarões em Shark Alley e conhecer melhor a história de Nelson Mandela, uma das principais lideranças negras da história mundial. Informações sobre visto podem ser encontradas clicando aqui. Verifique também a seção sobre as vacinas necessárias.
Cape Town, África do Sul. Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo
Cape Town, África do Sul. Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo
Espanha
Em 2017, a Espanha foi pelo segundo ano consecutivo o destino mais visitado do mundo, segundo o Hostelworld. Enquanto Madri e Barcelona oferecem todas as facilidades e a agitação das grandes cidades mais a arquitetura e os pontos turísticos mais conhecidos do país, as pequenas cidades do interior têm belezas que merecem ser descobertas aos poucos. Lugares como a medieval Ávila, a vibrante Pamplona e a colorida Sevilha fazem da Espanha um dos destinos turísticos mais calorosos do mundo. Quem gosta do slow travel vai adorar percorrer ao menos um trecho do Caminho de Santiago, que corta o país saindo da França, rumo à costa. Todas as informações, em português, no site do governo espanhol.
Parque del Retiro, em Madri. Foto: Unsplash
Parque del Retiro, em Madri. Foto: Unsplash
Estados Unidos
Fazer turismo nos Estados Unidos é difícil, porque o país oferece todos os tipos de destino. Você pode amar a ensolarada San Francisco, a pitoresca New Orleans, a incansável Nova York ou todas elas ao mesmo tempo. Enquanto a Flórida é a terra dos parque temáticos, a região da Califórnia tem diversos parques nacionais, inclusive o Grand Canyon. É bom lembrar que, além dos territórios continentais, também é lá que ficam o Havaí, que é uma ilha, e o Alasca, que está separado dos demais estados pelo Canadá. Cuidados com visto e outros detalhes para visitar os EUA você encontra aqui, em inglês. O país foi da quinta para a quarta posição entre os destinos mais buscados, de acordo com a plataforma de viagem.
Parque Nacional de Yosemite, nos EUA. Foto: Su--May via Visual Hunt
Parque Nacional de Yosemite, nos EUA. Foto: Su--May via Visual Hunt
Colômbia
Nossa vizinha do norte tem muito a ser descoberto. O país conta com praias paradisíacas, como San Andrés, Cartagena de Indias e Barranquilla, todas no Caribe colombiano. Do lado do Oceano Pacífico estão Guapi e Chocó, além de Buenaventura, “onde o mar encontra a selva”. Nas cidades, a rica história e a cultura colorida se misturam e encantam quem chega. O país também tem boa parte de seu território coberta pela Floresta Amazônica. Todas as informações sobre a Colômbia você encontra no site oficial de turismo do governo, com versão em português.
San Andrés, na Colômbia. Foto: Bigstock
San Andrés, na Colômbia. Foto: Bigstock
Sri Lanka
Antigamente conhecido como Ceilão, o Sri Lanka é uma península fica ao sul da Índia, mas é um país ainda mais diverso que sua co-irmã. Um dos principais destinos de lá é Mirissa, de onde é possível avistar nada menos que baleias. Diferentemente dos indianos, que são principalmente hindus, a maioria dos srilankeses – sim, esse é o adjetivo pátrio do Sri Lanka – tem o budismo como religião. As fortes tradições religiosas tornam a ilha um destino rico para quem quer visitar templos e fazer um mergulho dentro de si mesmo. As ruínas de Polonnaruwa e a antiga capital, Anuradhapura, são outras das muitas opções de turismo no país. Todas as informações de viagem no site do governo srilankês.
Galle Dutch Fort, em Galle, no Sri Lanka. Foto: Unsplash
Galle Dutch Fort, em Galle, no Sri Lanka. Foto: Unsplash
Tailândia
A Tailândia está em terceiro lugar nas reservas de viagens, segundo o Hostelworld. Localizada no sudeste da Ásia, ela atrai milhares de turistas todos os anos. Gente que quer ver de perto suas praias de águas transparentes e sua forte cultura. Na capital, Bangcoc, o agito das ruas e da vida noturna parecem casar perfeitamente com os muitos templos budistas que se espalham nos mais variados lugares. Para quem deseja aproveitar o sol dessa parte do mundo, as praias de Phuket e Koh Phi Phi estão entre as mais badaladas. Todas as informações turísticas necessárias você encontra aqui, em inglês.
As Ilhas Phi Phi. Foto: André Gonçalves/Gazeta do Povo
As Ilhas Phi Phi. Foto: André Gonçalves/Gazeta do Povo
Filipinas
Na mesma região do globo que a Tailândia estão as Filipinas. São sete mil ilhas formando o país, o que dá uma variedade imensa de possibilidades para os turistas. Manila é a capital, mas a ilha de Borocay também é um ponto muito procurado. Escolha entre as Chocolate Hills, uma série de 1268 montanhas simétricas com 30 metros de altura, os terraços de arroz de Banaue e os edifícios centenários de Vigan, ou monte um roteiro que inclua todos esses destinos. Todas as informações de viagem no site do governo filipino.
El Nido, Philippines. Foto: Unsplash
El Nido, Philippines. Foto: Unsplash
Nicarágua
O Pacífico e o Atlântico banham a Nicarágua, que fica na América Central. Entre as duas costas, uma selva cheia de montanhas. No ano passado, as reservas para visitar o país cresceram 87%, segundo o Hostelworld. Em 2013, o Huffington Post elegeu Matagalpa um dos 13 melhores destinos do mundo para realizar casamentos. Pudera. A localização em meio a muito verde faz desse um dos lugares mais românticos do país. Há também uma rota do café e uma rota dos vulcões, além de cidades coloniais como Granada, Isla Zapatera e Nandaime. Todas as informações você encontra clicando aqui (em espanhol).
Matagalpa, na Nicarágua. Foto: Reprodução
Matagalpa, na Nicarágua. Foto: Reprodução
Guatemala
Ainda presente na cultura guatemalteca, a forte influência dos maias ajudou a tornar a Guatemala o que ela é hoje. Colonizada pela Espanha, ela tem destinos tão incríveis que os turistas muitas vezes a chamam de “Guatemágica“. Enquanto a Cidade de Guatemala, que é a capital, é moderna e descolada, a colonial Antigua Guatemala ainda guarda a história da colonização. A cidade é rodeada por três vulcões e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979. Mais informações no site oficial (em espanhol).
Vulcão Acatenango, Guatemala. Foto: Unsplash
Vulcão Acatenango, Guatemala. Foto: Unsplash
Camboja
Perdidas em meio à selva cambojana, as ruínas de Angkor Wat datam do ano de 1150, mas só foram descobertas em meados do século XIX. Apesar de ter sido muito danificado pela ação da natureza, o encontro do tempo com as árvores ao redor tornou o cenário ainda mais impressionante. O complexo está a pouco mais de 300 km da capital do Camboja, Phnom Penh. É na capital, aliás, que estão lugares históricos como a prisão de Tuol Sleng e os campos de extermínio de Choeung Ek, usados durante o governo do movimento Khmer Vermelho. Estima-se que dois milhões de pessoas foram mortas nos quatro anos em que o grupo esteve no poder. Pacificado, o país vem recebendo mais turistas a cada ano. Todas as informações, em inglês, no site do governo cambojano.
Ruínas dos templos cambojanos revelam relíquias e traços da história do Império Khmer. Foto: Reprodução
Ruínas dos templos cambojanos revelam relíquias e traços da história do Império Khmer. Foto: Reprodução
Nepal
Aos pés do Himalaia, tendo como pano de fundo o Everest, o Nepal é, definitivamente, um dos expoentes mundiais do turismo de aventura. Catmandu, a capital, vive lotada de viajantes prestes a tentar domar a montanha mais alta do mundo. Toda essa movimentação de aventureiros, no entanto, não quebra a tranquilidade de um país que tem em seu território nada menos que a cidade natal do próprio Buda, Lumbini. Mesmo assim, a maioria da população é hindu.
Em Catmandu, visite o Kumari Ghar, local em que vive a Kumari, considerada uma deusa encarnada – mais ou menos como o Dalai Lama no Tibete. As ricas cultura e arquitetura locais fazem a viagem valer a pena. O Ministério do Turismo do Nepal fomenta o turismo por meio da agência “Naturally Nepal” e do slogan “Once is not enough” – “Uma só vez não é suficiente“, em tradução livre. Todas as informações para visitar o Nepal você acessa clicando aqui (em inglês).
Catmandu, no Nepal. Foto: Unsplash
Catmandu, no Nepal. Foto: Unsplash
México

Das pirâmides de Teotihuacán à oceânica Tulum, já na Riviera Maia, o México tem muito mais que chili. As ruínas das civilizações pré-colombianas são um capítulo interessantíssimo para os turistas, assim como a herança arquitetônica deixada pelo longo período de colonização espanhola. Também não se pode esquecer que é no México que fica uma das joias do Caribe: Cancún. A imensa capital, Cidade do México, traz a praticidade e a multiculturalidade da vida em um dos maiores centros urbanos do mundo. É lá que estão, por exemplo, a casa em que viveu a pintora Frida Khalo e as grandes arenas de luta livre do país. Visitar o México vai ficar mais fácil depois que você ler as regras de turismo.

Vista das pirâmides de Chichen Itza. Foto: AFP
Vista das pirâmides de Chichen Itza. Foto: AFP

Portugal

Que tal fazer o caminho inverso de Pedro Álvares Cabral e conhecer a “pátria-mãe” do Brasil em 2018? As coloridas casinhas de Lisboa e as ondas gigantes de Nazaré são apenas parte do encanto de Portugal. Por lá há castelos, mosteiros, vinícolas, vida noturna e, claro, pastéis de Belém. Em 2017, o país foi considerado o melhor destino do mundo pelo World Travel Awards. São sete regiões diferentes para explorar – e é fácil fazê-lo, já que cruzar o país de Faro, no sul, a Viana do Castelo, no norte, leva pouco mais de sete horas de carro. Não se esqueça de incluir no roteiro a Ilha da Madeira e o arquipélago dos Açores, ambos com natureza exuberante e história incrível. Mais informações, em português claro, no site do governo português.

Praia na região do Algarve, em Portugal. Foto: Reprodução
Praia na região do Algarve, em Portugal. Foto: Reprodução
LEIA TAMBÉM: