Turismo

7 motivos para passagens aéreas de primeira classe serem tão caras

Infomoney
01/06/2018 11:42
Thumbnail

A primeira classe da Emirates no A380 tem assentos privativos com portas. Foto: Divulgação.

Com preços até 70% mais altos, passagens de primeira classe em voos oferecem alguns diferenciais. Quem define se vale a pena pagar por isso é o passageiro.
A especialista Hillary Hoffower, que tem experiência em voos de todas as classes e costuma viajar atualmente nas mais caras, separou uma lista de itens que aumentam o preço das passagens de primeira classe. Confira:

1. “Mimos”

Estima-se que a American Airlines economizou US$ 40 mil ao remover uma azeitona de cada salada servida na classe econômica. Na primeira classe, o cardápio é totalmente reformulado – muitas vezes montado por chefs com estrelas Michelin.
Depois de comer extremamente bem, o passageiro pode dormir em uma cama dentro da aeronave utilizando pijamas fornecidos pela companhia aérea. TV, wifi, brindes de marca e chuveiros entram nas listas de algumas das melhores aéreas do mundo.

2. Acesso exclusivo

Passageiros da primeira classe ficam em salas vip com serviços diversos. Foto: Divulgação/American Airlines.
Passageiros da primeira classe ficam em salas vip com serviços diversos. Foto: Divulgação/American Airlines.
Desde o aeroporto, os clientes da primeira classe têm tratamento diferente dos demais. Antes e depois do voo é possível usufruir de salas VIP com drinks, comidas e serviços como massagens e manicures. Algumas aéreas chegam a oferecer shuttle até o aeroporto em Porsches e Mercedes.

3. Aéreas se aproveitam da disposição do passageiro aos gastos

Nem todos os motivos são palpáveis: as passagens também são caras porque há uma categoria de pessoas para quem o valor da viagem faz pouca diferença. “O custo da tarifa é incrivelmente dinâmico e tem toda a relação com o que os clientes estão dispostos a pagar, mais que o que eles deveriam pagar”, escreve o autor do blog One Mile At a Time.

4. Descontos e promoções em outras tarifas

De acordo com a Anac, ainda não há companhias aéreas no Brasil utilizando o novo sistema. Foto: Creative Commons.
De acordo com a Anac, ainda não há companhias aéreas no Brasil utilizando o novo sistema. Foto: Creative Commons.
Passageiros da primeira classe frequentemente pagam preços promocionais. Há muitos acordos de upgrade para os assentos mais caros pagando preço de classe executiva, por exemplo. Em outras palavras, as tarifas são altas demais porque as empresas não esperam que os passageiros realmente paguem tudo aquilo.

5. Não são as pessoas que pagam

Com enorme frequência, empresas e instituições pagam as passagens de primeira classe de clientes e funcionários.

6. Padrão de luxo

A manutenção do status de luxo é essencial para a primeira classe. Fosse barata, ela perderia parte do “glamour” – com isso, as pessoas que viajam de primeira classe de “presente” ou pagando tarifas promocionais se sentiriam menos especiais.

7. Espaço

Foto: Divulgação/American Airlines.
Foto: Divulgação/American Airlines.
Ter uma cama horizontal e um chuveiro custa espaço. Às vezes, um passageiro da primeira classe ocupa o espaço que originalmente seria usado para acomodar de 4 a 6 assentos.
LEIA TAMBÉM