Turismo

Adonia é o primeiro navio americano a aportar em Cuba em 50 anos

Roberto Couto
02/05/2016 10:54
Thumbnail

O Adonia tem cruzeiros entre EUA e Cuba programados para o período de maio a novembro deste ano. Fotos: divulgação.

O Adonia, navio da Fathom Cruises voltado a cruzeiros de voluntarismo, está fazendo história nesta segunda-feira (2) quando será o primeiro transatlântico dos Estados Unidos a aportar em Cuba em mais de 50 anos.  E um passageiro especial terá a honra de desembarcar, por volta das 11 horas (meio-dia, no horário de Brasília), no porto de Havana: Arnaldo “Arnie” Perez, um cubano-americano que trabalha no conselho da Carnival (a Fathom é uma subsidiária da companhia de navegação), foi selecionado para ser a primeira pessoa a descer em solo cubano do navio. Aproximadamente 700 passageiros estão a bordo do Adonia, sendo 25 cubanos de nascimento, mas cidadãos americanos (cidadãos cubanos não podem participar do cruzeiro).
O primeiro cruzeiro entre os Estados Unidos e Cuba deixou o porto de Miami (Flórida) no dia 1.º de maio. Para realizar a viagem, a Fathom Cruises precisou adequar o roteiro a uma das 12 categorias de viagens que o governo americano usa para permitir tours de seus cidadãos a Cuba. Entre elas estão visitas com fins acadêmicos, culturais, esportivos ou religiosos. Assim, a viagem à ilha dos irmãos Castro tem um caráter “cultural”.
LEIA TAMBÉM 
Durante os sete dias do cruzeiro, que terá escalas em Havana, Cienfuegos e Santiago de Cuba, os passageiros poderão entrar em contato com artistas e estudantes, fazer refeições em restaurantes instalados nas casas de moradores locais, conhecer uma fazenda de alimentos orgânicos e assistir a espetáculos. Além disso, em cada escala estão programados tours para conhecer locais significativos da história cubana, como o centro histórico de Havana, o Malecón (muralha de proteção) e a prefeitura de Santiago de Cuba (onde foi proclamada a vitória da revolução em 1959).
Depois deste primeiro cruzeiro, estão agendadas mais 13 saídas para este ano: nos dias 15 e 29 de maio; 12 e 26 de junho; 10 e 24 de julho; 7 e 21 de agosto; 4 e 18 de setembro; 2, 16 e 30 de outubro e 13 de novembro. As passagens custam a partir de US$ 1,8 mil por pessoa em cabine dupla. No caso do cruzeiro de estreia, os bilhetes custam a partir de US$ 2,6 mil.
Criada no ano passado como uma companhia de “viagem com impacto social”, a Fathom Cruises faz parte da Carnival Corporation, o maior grupo de cruzeiros do mundo (dono de empresas como Holland America Line, Costa, Aida, Cunard e Seabourn). O MV Adonia é um navio de pequeno porte com capacidade para 710 passageiros.  Reservas para os cruzeiros da Fathom podem ser feitas pelo site.