Turismo

Aeroportos aumentam revista de passageiros que vão para os Estados Unidos

Folhapress
20/07/2017 15:38
Thumbnail

Revista será feita em todos os voos com destino aos Estados Unidos (Foto: VisualHunt)

Os passageiros que partem de aeroportos do Brasil com destino aos Estados Unidos estão sendo submetidos a uma inspeção mais rigorosa no embarque. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou que, além da fiscalização dos agentes dos aeroportos no salão de embarque, as companhias aéreas reforçarão a inspeção da bagagem de mão dos viajantes na porta do avião, sobretudo dos equipamentos eletrônicos e de informática como celulares, laptops e tablets.
A regra completou um ano na última terça-feira (18) e foi intensificada, conforme o comunicado da Anac. Ela é uma exigência da TSA (Transportation Security Administration), organização norte-americana que se propõe a combater o terrorismo através da segurança no transporte aéreo.
A assessoria de imprensa da Anac afirmou nesta quinta (20), em Brasília, que a regra está em vigor em todos os voos para os Estados Unidos. Disse ainda que a medida não será restrita ao Brasil.
A assessoria comentou, porém, que não poderia expor “quesitos como quantidade de passageiros”, a serem abordados em cada voo. Isso pode ser interpretado como um indício de que o procedimento será posto em prática de forma progressiva.
Eletrônicos passam por detector de traços explosivos
De acordo com informações da Latam, uma das empresas que possui voos para os Estados unidos, em alguns casos, a revista vai acontecer e, no começo, não será para todos os voos. “Vai ocorrer gradativamente. A orientação é de que todos os passageiros estão sujeitos a protocolos adicionais de revista”, explicou o atendente da empresa, Lucas Teodoro.
A assessoria de imprensa do Aeroporto Internacional de Brasília informou que a inspeção vale tanto para voos domésticos quanto internacionais. “Além da inspeção aleatória realizada em passageiros, os equipamentos eletrônicos, como laptops e tablets, passam também por detector de traços explosivos. A medida visa dar ainda mais segurança aos passageiros e funcionários”, disse.
A Latam recomenda que os passageiros cheguem cerca de três horas antes do horário do voo, para evitar transtornos. Quem se recusar a passar por procedimentos de segurança poderá ser impedido de embarcar.
LEIA TAMBÉM