Turismo

Afonso Pena segue no top 5 dos melhores aeroportos do Brasil; confira lista completa

Redação
18/10/2017 19:02
Thumbnail

Aeroporto Afonso Pena, que teve maior índice de satisfação dos passageirs. Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, aparece novamente como o segundo melhor do país na Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, cujo resultado do terceiro trimestre de 2017 foi divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
O terminal de Curitiba perdeu a liderança para o Aeroporto Internacional de Viracopos já na avaliação do segundo trimestre, publicada em agosto, depois de um ano no topo.
No terceiro trimestre, o Afonso Pena foi avaliado com a nota 4,76, ficando logo atrás do terminal de Campinas (SP), que alcançou a média 4,78. Na edição anterior da pesquisa, o aeroporto de Curitiba teve nota 4,74. O índice de satisfação dos viajantes varia entre 1 e 5 (de “muito ruim” até “muito bom”).
Veja como ficou o ranking:
1. Viracopos (4,78)
2. Curitiba (4,76)
3. Natal (4,53)
4. Confins (4,49)
5. Guarulhos (4,49)
6. Santos Dumont (4,45)
7. Recife (4,42)
8. Brasília (4,35)
9. Manaus (4,35)
10. Fortaleza (4,31)
11. Galeão (4,24)
12. Cuiabá (4,22)
13. Porto Alegre (4,21)
14. Congonhas (4,16)
15. Salvador (3,95)

Pontos fortes do Cwb

Dos 37 itens avaliados pelos passageiros sobre o Afonso Pena, 28 (76%) ficaram com nota acima de quatro — a média estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias para o setor.
Doze itens tiveram as melhores notas do país, incluindo tempo de fila da aduana (4,99), cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,87), integridade da bagagem (4,78), conforto térmico (4,72) e e qualidade da sinalização do aeroporto (4,56).
Companhias aéreas
No caso das companhias aéreas, a Latam teve o melhor resultado do trimestre no quesito “tempo médio de restituição da primeira bagagem”, com uma média de 9 minutos e 33 segundos.
A Gol ficou com o melhor tempo na “restituição da última bagagem”, 8 minutos e 3 segundos.
Já a Azul teve os melhores indicadores em “tempo médio de espera na fila para embarque doméstico” (10 minutos e 1 segundo) e “espera na fila de check-in balcão” (7 minutos e 28 segundos).
Resultados
No terceiro trimestre de 2017, 92% dos passageiros avaliaram os aeroportos como “bons” (4) ou “muito bons” (5). A média do índice de satisfação geral foi de 4,38. A pesquisa ouviu 13.649 passageiros — 8.743 de voos domésticos e 4.906 de voos internacionais.
O único terminal que ficou abaixo da meta foi o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,95.
LEIA TAMBÉM