Turismo

Agora é oficial: Cataratas do Iguaçu é uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza

Anna Paula Franco
23/02/2012 12:00
O exuberante conjunto de 275 saltos no Rio Iguaçu na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai foi oficialmente declarado uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O anúncio foi feito em Buenos Aires, na última quarta-feira, pelo presidente da New 7 Wonders, entidade que promoveu o concurso, Bernard Weber.
As Cataratas do Iguaçu são o terceiro atrativo natural confirmado pela fundação, a mesma que promoveu o concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Na eleição das maravilhas naturais, o primeiro a receber a chancela foi a Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, em 26 de dezembro. O Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, foi incluído na lista oficial no dia 28 de janeiro.
Ainda aguardam a confirmação a Amazônia e os outros três atrativos: a Baía de Halong, no Vietnã; o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; a Table Mountain, na África do Sul.
Para comemorar o título, a prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo de Misiones, a Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e outros integrantes do comitê de apoio estão preparando uma festa pública. O evento está marcado para o dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu. Os municípios de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú também receberão placas de bronze com a chancela da New 7 Wonders como Nova Maravilha da Natureza, nos dias 25 e 26 de maio, respectivamente.
O título deve incrementar ainda mais o turismo na região. Só no ano passado, 2,5 milhões de turistas visitaram os dois lados das Cataratas. A cada feriado ou temporada, a atração bate recordes de visitação. O último foi atingido durante o carnaval, com 32 mil visitantes, pouco mais de mil pessoas a mais do que o mesmo período do ano passado.
A eleição coloca as Cataratas entre os destinos turísticos de excelência do mundo. A agência de viagens mais antiga do planeta, a britânica Cox & Kings, criada em 1758, é uma das empresas que incluiu, recentemente, um novo pacote para o Destino Iguaçu.
Campanha vitoriosa
A beleza do conjunto das Cataratas foi fundamental para mobilizar a população na eleição do atrativo como Nova Maravilha da Natureza. A campanha começou em 2007, com a inscrição das Cataratas entre as 440 atrações de 200 países e territórios que concorriam na fase preliminar. O Comitê Vote Cataratas, formado para alavancar votos, conseguiu unir brasileiros e argentinos para eleger o atrativo.
Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, em 2009 as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas. Em novembro do ano passado, o resultado preliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.
O processo de validação começou em seguida e envolveu a confirmação dos votos nacionais e globais, via SMS. Os números foram verificados por uma empresa de auditoria independente (da New 7 Wonders). “Ao ser confirmado, o atrativo se torna parte da memória global da humanidade para sempre”, analisou Weber.
Acompanhe
O blog Turistando está com uma série especial sobre a terra das Cataratas do Iguaçu. Vale a pena conferir as informações sobre tucanos, passeios panorâmicos e outras atrações da tríplice fronteira.