Turismo

Alerta de spoiler: Cataratas do Iguaçu é cenário do filme “Pantera Negra”

Guilherme Grandi
21/02/2018 07:00
Thumbnail

Equipe do filme esteve no Parque Nacional do Iguaçu entre 2015 e 2016. Foto: João Thibes.

As Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, serviram de locação para o filme “Pantera Negra”, que estreou no último final de semana com recordes de bilheteria em todo o mundo.
A equipe da superprodução da Marvel Comics esteve na cidade entre os anos de 2015 e 2016, e logo nos primeiros trailers divulgados já mostrava que teria o cartão postal como parte do reino imaginário de Wakanda.
O longa é uma adaptação para o cinema da história em quadrinhos lançada em 1966, que narra a luta do super-herói T’Challa contra um inimigo antigo dele. Segundo o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, a escolha das Cataratas do Iguaçu como parte do filme se deu por conta da imponência das suas 275 quedas d’água, que expressam a natureza preservada do reino de Wakanda. “Recebemos a visita da equipe de produção de Pantera Negra porque as Cataratas possuem uma das maiores expressões cênicas da natureza. Os parques foram criados para proteger a memória de feições das nações e da natureza selvagem”, explica.
São pelo menos dois momentos em que as Cataratas do Iguaçu são usadas como pano de fundo do filme. É na “Warrior Falls”, ou Cachoeiras de Wakanda, que o conselho tribal se encontra para tomar as decisões do reino, e também onde o super-herói T’Challa é proclamado como rei da civilização.
Veja um dos trailers divulgados, com as Cataratas do Iguaçu em destaque: 
Além das Cataratas do Iguaçu, a superprodução da Marvel também teve locações na África do Sul, Uganda, Zâmbia e Coreia do Sul. É nestes locais que o rei T’Challa, vivido pelo ator Chadwick Boseman, precisa combater o antigo inimigo que coloca o reino todo de Wakanda em risco.
Pelo menos outros seis filmes já tiveram cenas rodadas nas Cataratas do Iguaçu: 007 Contra o Foguete da Morte (1979); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Tartarugas Ninja: Fora das Sombras (2016); If Cats Disappeared From The World (2016); Pela Janela (2017) e Paddington 2 (2017).
LEIA TAMBÉM: