Turismo

Annapolis: terra do passado

Agência Estado
19/08/2016 21:00
Thumbnail

Os guias da cidade se vestem com roupas de época, um costume local. Foto: Bigstock

Nas ruas da parte histórica, o clima é de antigamente. Capital do Estado de Maryland, a pequenina Annapolis abriga a maior concentração de casas preservadas do século 18 nos Estados Unidos. São construções feitas de madeira, de uma época em que alvenaria era luxo acessível apenas aos muito ricos. Histórias de fantasmas e incêndios destruidores povoam o imaginário local e motivam passeios turísticos temáticos a endereços supostamente marcados pela assombração.
Annapolis fica às margens da Baía de Chesapeake, onde foi fundada em 1708 e batizada em honra da rainha Ana, da Grã-Bretanha. Localizada a 50 quilômetros de Washington, a cidade que hoje tem 40 mil habitantes carrega o apelido de “capital da vela”, deixando claro que longos passeios mar adentro são a pedida na cidade.
Passeios são guiados por figuras vestidas com roupas de época, um notável costume local. Em Annapolis, para onde quer que se olhe, haverá alguém vestido de maneira particular. Além do guias de turismo com perucas brancas e punhos de renda, os oficiais e candidatos a oficiais da prestigiosa Academia Naval de Annapolis, uma das mais tradicionais instituições militares americanas, formam outro grupo de destaque a bordo de seus impecáveis uniformes.
Igualmente indissociáveis na paisagem são os pintores de rua à moda da França. E, mais recentemente, grafiteiros convidados a colorir algumas paredes dentro do projeto Urban Wall Brazil, criado para promover intercâmbio cultural entre a cidade e, sim, o Brasil (mais informações aqui ). Trajando boinas, bonés e aventais sujos de tinta, artistas se espalham por ruas, praças, e becos. Sobretudo ao longo da Main Street, a pitoresca e agitada via central, que corta a cidade e termina na Baía de Chesapeake.
É na Main Street que você deve bater pernas, fazer pequenas compras e provar a comida local, que tem nos generosos crab cakes, feitos com carne de caranguejo temperada e gratinada. Para uma refeição completa, o Osteria 177 serve lulas à dore sequinhas e seguidas de frutos do mar grelhados, tudo acompanhado por vinho branco italiano.
Para terminar bem a jornada, nenhum outro lugar se equipara à Annapolis Ice Cream Company, também na Main Streeet. A fachada da sorveteria lembra uma loja de brinquedos pela quantidade de pinguins de pelúcia na vitrine, à venda. Os preços começam em US$ 8, os pinguins, e US$ 5, a bola de sorvete.