Turismo

Um pedaço da Holanda no Brasil; conheça a Capital Nacional das Flores

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
31/10/2017 19:00
Thumbnail

Foto: Alexandre Pottes Macedo.

A cidade de Holambra, em São Paulo, também conhecida como a “Capital Nacional das Flores”, agrada turistas justamente por seus canteiros e campos floridos, que faz jus ao codinome. A cidade, que tem pouco mais de 12 mil habitantes, encanta por sua produção de flores e plantas ornamentais — que a coloca como um dos maiores pólos do setor florista no país. Além de ter a fama de ser um pedaço da Holanda no Brasil.
Os campos de cultivo contam com flores de diversos tamanhos e cores e podem ser visitados durante o ano todo em passeios guiados. A cidade também dispõe de mercados, onde os visitantes podem comprar as plantas para levar como recordação.
Em feriados prolongados, a cidade recebe entre 10 e 15 mil turistas. O maior número de visitantes é registrado, geralmente, no mês de setembro, mas o fluxo é contínuo, segundo a prefeitura da cidade. O estado que mais visita Holambra é São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Paraná.
A cada mês a cidade conta com uma festividade diferente. Em fevereiro e março, o Carnaflores. Em abril, a Semana Santa, o Dia do Rei e a Corrida do Rei. Em abril e agosto, o Mercado das Pulgas. Em maio, a Festa do Trabalhador. Em junho, a Hortitec. Em agosto, a competição Trekker Trek. Em julho, o Encontro Nacional de Floristas e o Garden Fair (Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo). Em setembro, a cidade sedia a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. Em novembro, o Encontro de Veículos Antigos e a Festa de São Nicolau.
No final do ano, o Recinto da Expoflora é transformado em uma Vila de Natal, festividade que reúne mais de duas milhões de luzes para trazer o espírito natalino à cidade em mais de 1.500 m² de área. As pessoas poderão visitar o ambiente de 24 de novembro a 24 de dezembro. No Ano Novo, há o Baile da Virada.

Na verdade, o projeto inicial dos imigrantes era tornar a cidade conhecida como a maior produtora de leite, e não de flores. Os campos floridos começaram a ganhar destaque na década de 60 e hoje somam 40 km² em área rural. Com isso, Holambra representa cerca de 40% da produção e comercialização de flores e plantas ornamentais no país, segundo dados fornecidos pela prefeitura.
Confira alguns passeios que podem ser feitos na cidade:

Passeio turístico: Flores que Decoram o Brasil

O turista pode comprar os pacotes com os profissionais cadastrados e certificados assim que chegar à cidade. Os passeios são feitos com transporte autorizado e passam pelos campos de flores e por todos os pontos turísticos. Um guia turístico acompanha os visitantes explicando a história da cidade.

Confira os profissionais cadastrados:

Holambrasil Turismo Receptivo: Daiana – (19) 981990072
Theos Turismo Receptivo: Derci – (19) 991682199
Real Receptivo Holambra: Armando – (19) 997414523

Museu Histórico da Imigração

O museu retrata a trajetória das primeiros imigrantes holandeses que chegaram até a antiga Fazenda Ribeirão (onde o município foi fundado) depois da Segunda Guerra Mundial. Além de um acervo com fotografias, filmes, utensílios domésticos e ferramentas trazidas pelos viajantes, a atração reproduz réplicas de casas tradicionais da época.
Endereço: Alameda Maurício de Nassau, 894 – Centro
Telefone: (19) 3802-2053
Site: www.museuholambra.com.br
Funcionamento: aos finais de semana e feriados, das 10h30 às 16h30. O horário também pode ser agendado
Valor: R$ 3,00. Crianças com até 12 anos não pagam

Moinho Povos Unidos

O Moinho Povos Unidos é uma das grandes atrações da cidade há quase 10 anos — foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. O moinho, que segue os moldes das típicas construções holandesas, tem cerca de 38 metros de altura e é composto por 90 toneladas de madeira. São cinco andares abertos para visitação. No topo, os visitantes podem aproveitar uma vista privilegiada dos campos de produção e dos municípios próximos. O monumento recebe cerca de dez mil visitas semanais.

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, s/nº – Próximo à Rodovia SP-107
Telefone: (19) 3802 4245
Facebook: https://www.facebook.com/moinhopovosunidos
Funcionamento: de terça a sexta, das 09h30 às 18h. Aos finais de semana e feriados, das 09h30 às 18h. Não abre às segundas-feiras.
Valor: para subir ao topo o turista paga R$ 15

Deck do amor

O Deck do Amor é um bom lugar para tirar fotos. Para embalar o momento dos casais que visitam e colocam cadeados por ali, o deck é sonorizado e oferece uma bela vista da cidade, além de contar com um chafariz. É gratuito e aberto ao público.

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, s/nº

Você pode conferir as dicas de acomodação e alimentação na cidade no site da Prefeitura de Holambra ou através do telefone: (19) 3902-4120.

* * *

LEIA TAMBÉM: