Turismo

Aproveite o feriado para visitar a Lapa, cenário de cinema perto de Curitiba

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo
28/04/2017 19:00
Thumbnail

Lapa conta história através da arquitetura . São várias atrações a 70 km de Curitiba (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo) | Gazeta do Povo

A cidade da Lapa, localizada a 70 km de Curitiba, entrou para os livros de história por conta do Cerco da Lapa, batalha militar que impediu que tropas contrárias à proclamação da República durante a Revolução Federalista de 1894. A cidade que serviu de cenário para filmes como O Preço da Paz e Cafundó,  é uma ótima opção para visitar no fim de semana prolongado.
Localizada entre o primeiro e o segundo Planalto Paranaense, a Lapa tem  o maior conjunto arquitetônico preservado do Paraná. A cidade, em si, é uma exposição ao ar livre. Uma visita à Lapa garante um mergulho na história contada a partir dos monumentos e gastronomia da cidade que foi fundada em 1769 pelos tropeiros, viajantes que transportavam gado e mercadorias do Rio Grande do Sul até Minas Gerais, entre os séculos 17 e 19.
O centro da Lapa reúne o maior patrimônio cultural e conjunto arquitetônico preservado do Paraná (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)
O centro da Lapa reúne o maior patrimônio cultural e conjunto arquitetônico preservado do Paraná (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)
De fácil acesso, é possível fazer um passeio agradável em um bate e volta de Curitiba. O Viver Bem separou alguns lugares indispensáveis na Lapa.

O que fazer na Lapa

Monumento ao Tropeiro
Logo na chegada, vale a pena fazer uma parada na entrada da cidade para uma foto no Monumento ao Tropeiro, de Poty Lazzarotto (1924-1998), que fica na Avenida Manoel Pedro. É um retrato dos tropeiros que faziam da Lapa ponto de parada entre as viagens de Viamão (RS) a Sorocaba (SP).
Centro Histórico
As ruas do Centro Histórico são pavimentadas com as mesmas pedras dos tempos das batalhas históricas da cidade. Suas casas coloridas foram as primeiras do Paraná a serem tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conjunto arquitetônico tombado soma 14 quarteirões, com 235 lotes e muitas casinhas coloridas.
Paróquia Santo Antônio da Lapa/ Igreja Matriz
A Igreja Matriz é a construção mais antiga da cidade e uma das igrejas mais antigas do estado do Paraná. Sua construção foi iniciada em 1769 e concluída em 1784. Foi construída por escravos e inicialmente utilizou a técnica de “taipa e pilão” (terra úmida comprimida entre tábuas móveis).
A Igreja Matriz da Lapa é a igreja mais antiga do Paraná (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
A Igreja Matriz da Lapa é a igreja mais antiga do Paraná (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
Teatro São João
Localizado na Praça General Carneiro o teatro foi construído a partir de 1873 e recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva. Na época do Cerco da Lapa serviu como enfermaria e como não havia tempo de enterrar os mortos, muitos foram jogados num poço que existia embaixo do palco. Este poço servia para melhorar a acústica e atualmente se encontra lacrado.
Panteão dos Heróis
Outro ponto dos mais importantes da cidade é o Panteão dos Heróis. Nele estão sepultados os restos mortais dos combatentes no Cerco da Lapa, incluindo o General Carneiro. Por tradição a grafia em espanhol foi mantida, (Panteon dos Heroes), já que muito dos combatentes da época, falavam espanhol, principalmente pelo lado dos federalistas.
Panteão dos Heróis é o único do país que se caracteriza como panteão (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
Panteão dos Heróis é o único do país que se caracteriza como panteão (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
De acordo com a  Prefeitura da cidade, o lugar é o único no país que atende ao critério que caracteriza o conceito de panteão: abrigar restos mortais de heróis.
Centro de Atendimento ao Turista
Para facilitar, o Centro de Atendimento ao Turista oferece mapas e informações sobre como percorrer a cidade. Além disso, eles passam um vídeo contando um pouco da história da Lapa, incluindo o famoso Cerco da Lapa.  O Centro fica na Praça General Carneiro, 106 e o telefone é (41) 3911-1165.

Como chegar

De carro: Partindo de Curitiba, a maneira mais fácil de chegar até a Lapa é pela BR 476, a Rodovia do Xisto. São cerca de 70 km, com um pedágio no trecho.
De ônibus: A empresa Expresso Maringá faz o trajeto Curitiba – Lapa em 7 horários diários.
Leia mais