Turismo

Atrações de Joinville para conhecer durante o festival de dança

Roberto Couto
04/07/2015 15:34
Thumbnail
Na programação, clássicos de repertório, espetáculos neoclássicos, contemporâneos, de jazz, de sapateado e de danças populares e urbanas (Fotos: divulgação e arquivo).
A 33.ª edição do Festival de Dança de Joinville ocorre de 22 de julho a 1.º de agosto, reunindo bailarinos de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal e exterior (Alemanha, Argentina, EUA, Itália, Paraguai, Suíça e Rússia). Na programação, espetáculos neoclássicos, clássicos de repertório, contemporâneos, de jazz, de sapateado e de danças populares e urbanas. Além do festival de dança, a cidade catarinense – a uma hora de carro de Curitiba – oferece outras atrações que podem ser conferidas entre um espetáculo e outro. Confira a seguir, cinco opções de passeios:
Museu da Imigração
Retrata a história da colonização de Joinville com cerca de sete mil peças que marcaram os primeiros anos da cidade. O casarão, ao fim da Rua das Palmeiras (foto), foi construído, entre os anos de 1867 e 1870, pela princesa Dona Francisca, filha de Dom Pedro I, como dote para o príncipe de Joinville, com quem se casou. Fica na Rua Rio Branco, 229, no Centro. Entrada franca.
Museu da Bicicleta
O Museu Bicicleta de Joinville (MuBi) é o único do gênero na América do Sul e está localizado na “Estação da Memória”, complexo que reúne a antiga estação de passageiros e de carga (Rua Leite Ribeiro, no bairro Anita Garibaldi). Seu acervo é composto por mais de 16 mil peças.
Instituto Juarez Machado
O Instituto Juarez Machado reúne obras do artista catarinense radicado em Paris, além de promover exposições e atividades permanentes e temporárias. O instituto localizado na antiga residência da família do pintor no bairro América (Rua Lages, 994).
Cervejarias artesanais
Um dos itens mais tradicionais da gastronomia alemã é a cerveja artesanal e Joinville não foge à regra. Hoje as cervejarias artesanais elaboram o chope de acordo com a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot), preservando o sabor e atendendo aos mais exigentes paladares. Não deixe de visitar a Opa Bier, que tem sua cervejaria na Rua Dona Francisca, 11.560 (distrito de Pirabeiraba). As visitas de 30 minutos podem ser agendadas pelo site da empresa.
Barco do Príncipe
O iate turístico faz um passeio pela Baía da Babitonga, passando por 14 ilhas. Mas o ponto alto do cruzeiro é a ida a São Francisco do Sul, com direito a um passeio de 1h30 pelo centro histórico da cidade, que é a terceira mais antiga do país. A embarcação, que sai do píer do bairro Espinheiros, tem capacidade para 350 pessoas, restaurante, piscina e apresentações artísticas a bordo. O passeio custa R$ 146 por pessoa com almoço a bordo incluso (grupos tem descontos). Mais informações pelo site.
SERVIÇO
Mais informações sobre o Festival de Dança de Joinville no site.