Turismo

Seis praias da Paraíba que você deve visitar

Gazeta do Povo
22/08/2015 15:03
Thumbnail

O pôr-do-sol no Rio Paraíba, ao som do bolero de Ravel tocado ao vivo é um programa imperdível (o visual é simplesmente maravilhoso), por mais curioso que isso possa parecer. Cacio Murilo / Divulgação.

Tambaú e Cabo Branco
Elas dividem a mesma orla, de generosa faixa de areia. O nome muda devido ao bairro a que pertencem. Em Tambaú, há mais comércio, opções de restaurantes e hospedagem. Por outro lado, em Cabo Branco, o agito é menor, e o desenvolvimento do setor hoteleiro é recente, mas ali destaca-se o Farol de Cabo Branco e, ao lado, a Ponta do Seixas. Na ida para o Farol, pare na Estação Cabo Branco (é caminho), um centro cultural projetado por Oscar Niemeyer, que vale a pena visitar.
Tambaba
No Litoral Sul, é a praia mais surpreendente da Paraíba. É dividida. Em uma pequena extensão, o acesso é liberado. A partir de uma escada, só entram casais sem roupa. É considerada a primeira praia naturista do Nordeste. Mas, caso você não seja adepto de tirar a roupa fora de casa, não há com o que se preocupar: a pequena fração destinada a todos tem uma beleza ímpar. Uma sequência de minutos modifica a intensidade da maré e, consequentemente, a vista.
Coqueirinho
É a mais famosa. Destino obrigatório. Disputa com Tambaba o posto de mais bela. A combinação morros e muitos coqueiros somadas às falésias e ao mar azul deixam-na exuberante. As pedras também se fazem presentes. Possui uma estrutura de bares que lembra uma praça de alimentação. O banho de mar não é aconselhável.
Tabatinga
É a praia de acesso mais difícil, com estrada de chão batido e muitos buracos. Ainda é pouco explorada, o que lhe confere maior privacidade. É bem simples, mas linda para um fim de tarde. Sua faixa de areia lembra um “U”. Nas pontas, o encontro do verde das árvores com o azul do mar fecham o dia da melhor maneira possível.
Barra do Gramame
A cheia faz o mar avançar por parte da areia, deixando o cenário parecido com o encontro de mar e rio – de um lado, água calma, de outro, agitada. Na piscina natural, os banhistas se divertem, e os bares enterram suas mesas e cadeiras. Falésias e um grande banco de areia, entre o mar manso e as fortes ondas, completam o visual.