• Carregando...
O Marco das Três Fronteiras teve um crescimento de quase 100% de novos visitantes. Foto: Marcos Labanca/Divulgação.
O Marco das Três Fronteiras teve um crescimento de quase 100% de novos visitantes. Foto: Marcos Labanca/Divulgação.| Foto:

O tempo bom ajudou e os pontos turísticos de Foz do Iguaçu tiveram um movimento recorde neste carnaval se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados nesta semana pelas administrações das atrações, só o Marco das Três Fronteiras teve um crescimento de quase 100% na visitação, e alcançou 10.317 turistas ao longo do feriadão.

Já o Complexo Turístico Itaipu, onde fica a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, viu o movimento de turistas aumentar em 6% se comparado ao carnaval de 2017. Foram 13.404 pessoas visitando instalações como o mirante, a parte de produção e o Ecomuseu. Os números contam apenas os turistas do lado brasileiro de Itaipu.

E as Cataratas do Iguaçu tiveram um crescimento mais tímido, mas também considerável. Foram 37.593 turistas visitando as quedas d’água de uma das sete maravilhas do mundo, o equivalente a 3,8% a mais do que no carnaval do ano passado.

Depois do Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu foi o segundo destino que mais cresceu na quantidade de visitantes neste carnaval. Foto: Alexandre Marchetti/Divulgação.
Depois do Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu foi o segundo destino que mais cresceu na quantidade de visitantes neste carnaval. Foto: Alexandre Marchetti/Divulgação.| Alexandre Marchetti

Segundo Alexandre dos Santos Pacheco, gestor de turismo da margem brasileira de Itaipu, o movimento em toda a região aconteceu principalmente por conta do Passaporte Três Maravilhas, uma ação criada em outubro do ano passado para unir a venda de ingressos dos espaços. “O passaporte é uma iniciativa inédita na região, alinhada com o que ocorre de melhor no setor em todo o mundo, e ajuda a fortalecer a integração dos atrativos turísticos”, conta.

Recordista

O principal destaque neste carnaval ficou por conta do Marco das Três Fronteiras (que passou à concessão privada em 2015). Desde então, o local vem recebendo obras de melhoria e acessibilidade.

Do alto do mirante, que ganhou uma cenografia que lembra uma missão jesuítica, é possível enxergar os três obeliscos que representam as margens do Brasil, Argentina e Paraguai, separadas pelos rios Paraná e Iguaçu.

Aeroporto de Foz do Iguaçu.
Aeroporto de Foz do Iguaçu.

Mais voos para Foz do Iguaçu

Apesar de já ser um dos destinos mais visitados do Brasil por conta das Cataratas e da Usina de Itaipu, a cidade de Foz do Iguaçu está em busca de novos voos para o seu aeroporto internacional, principalmente de países da América do Sul e Central. Nesta semana, o secretário municipal de turismo, Gilmar Piolla, está participando da 11ª Routes Americas 2018, uma das mais importantes feiras da indústria de aviação civil do continente. O evento é realizado em Quito, capital do Equador.

A comitiva de Foz do Iguaçu, que inclui também representantes da Infraero, é a única do Brasil a participar da feira, e pretende estreitar o relacionamento com companhias aéreas internacionais. “É uma oportunidade de negociar acordos de codeshare e captar novos voos para o destino”, afirmou Piolla por meio da assessoria de imprensa da secretaria.

Já há pelo menos uma negociação em andamento com a companhia panamenha Copa Airlines. Segundo Piolla, é possível que a empresa comece a operar pelo menos um voo entre Foz e a Cidade do Panamá até o fim deste ano, expandindo a oferta de voos vindos das Américas do Norte e Central e Caribe.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu opera atualmente 27 voos diários, e tem capacidade para receber até 2,8 milhões de passageiros, de acordo com a Infraero. Há a expectativa de que o terminal receba melhorias ainda neste ano.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]