Turismo

Big Ben, em Londres, ficará em silêncio por 4 anos, anuncia Parlamento britânico

Redação
14/08/2017 10:30
Thumbnail

Big Ben está há 157 anos trabalhando quase de forma ininterrupta (Foto: Bigstock)

O Parlamento britânico anunciou, nesta segunda-feira (14), que o Big Ben, uma das mais famosas torre de Londres, na Inglaterra, ficará em silêncio pelo período de quatro anos, a partir do dia 21 de agosto, ao meio dia. A torre só voltará a soar a partir de 2021, depois de passar por um período de restauração.
O “silêncio” da torre, construída em 1856, é essencial para a manutenção do Big Ben e também para manter a segurança dos trabalhadores que cuidarão da torre, de acordo com informações divulgadas via redes sociais do parlamento da Inglaterra:
#BigBen will chime for the last time until 2021 at noon on 21 August to allow for essential conservation work https://t.co/RTWzeF9cAM pic.twitter.com/XizuYoNwet
— UK Parliament (@UKParliament) 14 de agosto de 2017
De acordo com o cuidador do Big Ben, Steve Jaggs, em anúncio do Parlamento, o silêncio da torre é um marco histórico, mas crucial para o projeto de conservação:
“Como cuidador do Grande Relógio, eu tenho a honra de manter essa belíssima peça de engenharia Vitoriana na sua melhor condição, diariamente. Membros do público estão convidados a verem este importante momento e poderão se reunir em frente ao Parlamento para ouvir os sons finais do Big Ben, até a sua volta em 2021”, reforça Jaggs.
Big Ben
A torre, chamada de Grande Sino ou Big Ben, pesa 13,7 toneladas e soa todas as horas. O Big Ben tem marcado as horas durante os últimos 157 anos, quase ininterruptamente. A última vez que os sinos não soaram para uma manutenção foi em 2007 e, anterior a essa data, entre 1983 e 1985, quando houve um programa de remodelação de larga escala.
Os únicos momentos, durante esses quatro anos, em que o Big Ben poderá voltar a soar serão em eventos nacionais importantes, como a véspera de Ano Novo e o Remembrance Sunday, lembrado no dia 12 de novembro para celebrar a contribuição dos britânicos e colônias britânicas, militares e civis, homens e mulheres, nas duas grandes guerras mundiais e demais conflitos.