• Carregando...
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)| Foto: Gazeta do Povo

O Brasil ocupa a sétima posição no Índice de Turismo Sustentável: melhorando o ambiente de turismo global. O ranking foi feito pela unidade de inteligência da revista britânica The Economist, que avaliou dez países. O Brasil ficou atrás da França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Japão, países desenvolvidos que investiram mais em políticas e incentivos ao turismo como destino sustentável. Além destes, ficou atrás também da Índia.

O índice leva em consideração 19 indicadores qualitativos e quantitativos, divididos em cinco categorias, como: ambiente político e regulatório, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade sociocultural, sustentabilidade econômica e indústria de viagens e turismo. A lista foi divulgada pelo site Viajar Verde, que divulga ações e iniciativas de proteção ambiental.

Dos pontos que favoreceram o Brasil na lista do turismo sustentável, a revista destaca a qualidade do ar, emissão de CO2 por dólar do PIB e o uso responsável da água. Já a crise política e econômica, a violência e a infraestrutura turística deixaram a desejar, e puxaram a posição do Brasil mais para baixo.

Com relação ao impacto ambiental, a performance ambiental e o crescimento do turismo, o Brasil recebeu pontos positivos. Por outro lado, a eficácia de marketing e branding para atrair turistas, o número de empregos no setor, o gasto do governo com turismo, as chegadas internacionais de turistas, entre outras questões, receberam pontuações negativas para o país.

Nas posições seguintes ao Brasil, a China, Indonésia e Egito completam a lista do turismo sustentável.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]