• Carregando...
(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)| Foto:

O Brasil possui o 16º passaporte mais poderoso do mundo, posição que divide com a Argentina na lista elaborada  pelo site Passport Index. A classificação leva em conta a quantidade de países que dão acesso a brasileiros sem a necessidade de visto. Os dois países sul-americanos empatados conseguem visitar 153 nações diferentes sem a permissão.

Em primeiro lugar no levantamento encontram-se os passaportes suecos e alemães, que permitem que seus detentores viajem para 158 países sem precisarem tirar o visto.  Logo abaixo, Finlândia, França, Suíça, Espanha e Reino Unido ocupam a segunda colocação, com o passe livre para 157 países. Na mesma plataforma, o Afeganistão aparece como último colocado, com acesso liberado para apenas 24 países.

Leia mais

Brasileiro não precisa de visto para visitar 153 países

Canadá mantém exigência de visto para brasileiros

Casar no Caribe pode ser mais barato do que no Brasil

O índice permite que o usuário utilize filtros para selecionar os passaportes. É possível ordená-los pelo ranking individual, global, por região e por cores e, ainda, ler conteúdos sobre tecnologia, design e segurança dos documentos.

A aba “compare” possibilita a seleção de até quatro passaportes diferentes para comparação, e mostra uma tabela  com todos os países do mundo e suas especificidades de visto para cada nacionalidade.  Também é possível filtrar por destino de viagem.

(Fonte: VisualHunt)
(Fonte: VisualHunt)

Receptividade

Em outra categoria da plataforma, o Welcoming Rank, é possível visualizar uma lista dos países que recebem o maior número de nacionalidades diferentes sem precisar de visto. O país mais receptível é o Burundi, que recebe 198 países de forma livre.

No lado contrário, o Afeganistão continua na última posição e, ao lado da Somália e do Turquemenistão, não aceita nenhum visitante internacional sem autorização prévia.

Em termos de receptividade, o Brasil encontra-se na 48ª colocação, aceitando 89 nacionalidades diferentes sem o visto. A plataforma não diz, porém, quais são os países que podem entrar livremente pelos países, e nem quais precisam de autorização.

O Passport Index é uma iniciativa da Arton Capital, empresa multinacional de consultoria financeira. De acordo com o site, a plataforma foi criada com o objetivo de informar e educar pessoas sobre as possibilidades de mobilidade e encorajar discussões sobre políticas exteriores, filantropia e segurança pública.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]