Turismo

Cara de Nova Iorque, ritmo suiço

Marleth Silva
25/12/2008 02:04
Toronto é o destino perfeito para quem quer viajar ao exterior sem enfrentar o estresse de cidades muito grandes ou nativos antipáticos com os turistas. Aliás, justiça seja feita ao povo de Toronto: eles são muito atenciosos e simpáticos. As pessoas que trabalham nos restaurantes e museus se dispõem a dar informações e gostam de conversar. É fácil usar transporte público e os táxis não são muito caros. Há bons museus e musicais nos teatros. Ou seja, tem um pouco de tudo que leva os turistas às grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa, mas em uma escala menor e mais humana.
Nada menos que metade da população de Toronto nasceu em outro país e imigrou para o Canadá. Ou seja, a cidade tem um milhão de canadenses e um milhão de estrangeiros. Na prática, isso se traduz em uma mescla exótica de rostos nas ruas e de alimentos e aromas nas feiras e mercados. Em qualquer lugar onde você vá, irá notar que há sempre dois ou três estrangeiros trabalhando.
Turistas brasileiros são bem vistos por lá. O Canadá é um destino muito procurado por estudantes brasileiros, mas os turistas vindos daqui ainda são poucos e o país tem interesse em atrair mais visitantes da América do Sul. Um dos melhores hotéis de Toronto, o centenário King Edward, informa com orgulho que é o único hotel da cidade que oferece a Rede Globo na sua tevê a cabo. O King Edward hospeda as equipes da Vale, que é dona da maior mineradora canadense desde 2006. Por isso o “mimo” da Globo na tevê. O hotel tem atrações especiais: um chá das cinco, muito freqüentado pela população local, e um restaurante especializado em cozinha canadense. O chef Daniel Schick utiliza apenas ingredientes da época e produzidos na região e cria suas receitas a partir de pratos tradicionais canadenses. O resultado? Pratos deliciosos a base de carnes e frutos do mar. Há um toque de brasilidade na cozinha do King Edward: o braço direito do chef Daniel é a paulista Maria da Conceição.
* * * * * *
Serviço
Hotel King Edward – King Street East, nº 37 www.starwoodhotels.com/lemeridien/