• Carregando...
Vacina de febre amarela é gratuita. Foto:  AFP.
Vacina de febre amarela é gratuita. Foto: AFP.| Foto:

Os brasileiros que decidirem viajar à Colômbia, a partir de abril, deverão levar consigo o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde e Proteção Social do país devido ao alto número de casos de febre amarela no Brasil e o receio de que a doença chegue ao território colombiano. Até o momento, 400 casos da doença foram confirmados no Brasil e cerca de 150 mortes.

Recentemente, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou que uma única dose da vacina é suficiente para uma total proteção contra a doença. Até então, a vacina contra a febre amarela – tomada na infância – recebia um reforço 10 anos depois. Com a nova medida, recomendada pela OMS, apenas uma dose garante a proteção.

Caso precise tomar, qualquer posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina gratuitamente. Basta localizar o posto mais próximo da sua residência.

Para obter o certificado internacional de vacinação, que possui validade de 10 anos, é preciso apresentar o cartão nacional de vacinação, bem como um documento de identidade original, com foto.

Leia mais

Vacina contra febre amarela em dose única é adotada pelo governo

Comer sozinho é melhor para a dieta

Suplementação de vitamina D: quem precisa tomar?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]