Turismo

Como evitar ser o “chato das redes sociais” nas férias; veja dicas de Ike Weber

Katia Michelle
20/07/2017 16:41
Thumbnail

Ike Weber já viajou por diversos países. Na foto, ele está em Pfeiffer Beach, na Califórnia. Foto: arquivo pessoal.

Ike Weber é um viajante profissional. Não importa a viagem, ele gosta. Prefere, porém, viver o destino a longo prazo e não apenas colecionar quilômetros percorridos. Para ele, autor do livro “De Mochila pelas Américas – Histórias, Reflexões e Experiências” e dono de uma centena de bilhetes aéreos, tíquetes de ônibus, trens e táxis pelo mundo afora, há um limite entre conhecer o lugar, se encantar com as paisagens e desovar sem dó o conteúdo da experiência nas redes sociais – ser o chato das redes sociais.
Tanto que ele fez um post em sua própria rede sobre isso e se espantou com a quantidade de pessoas que compartilham essa sensação: “postar demais fica chato. A gente acredita que a pessoa está viajando, não precisa provar o tempo inteiro”, brinca.
A situação é comum e certamente percorre a linha do tempo de muita gente: sujeito viaja, sozinho ou com a família, encontra os pontos turísticos e começa a postar uma, duas, três, dezenas de fotos por dia para compartilhar a experiência com os amigos.
A linha do tempo é dele e os incomodados que deixem de seguir, certo? Sim, mas o caso é que muita gente pode não perceber a “gafe”. Por isso, pedimos para Weber dar uma forcinha e contar o que deve ser evitado nas viagens para não transformar aquela experiência linda em chatice que ninguém aguenta mais ver e curtir.
“Pode perceber: na primeira foto há uma chuva de curtidas. Depois as pessoas vão parando de se interessar”, conta. Ele reforça, no entanto, que de forma alguma as dicas são uma “crítica”, apenas um toque para valorizar a imagem e a viagem.
Então, se você não quer ser aquele chato que não percebe que está incomodando, preste atenção nas dicas do viajante:
1 – Evite o excesso. Não precisa postar muitas fotos do mesmo lugar. Dificilmente alguém vai ver tudo. Uma ou duas imagens é o suficiente e valoriza o post.
2 – Selfie demais? Menos. “Você não precisa aparecer em todas as fotos para mostrar que está no lugar. Nós acreditamos. A força da imagem está em não personalizar tanto”, diz Weber.
3 – Quantidade de postagem? Uma ou duas vezes por dia é mais do que suficiente, mais do que isso cansa. Aliás, pergunte-se: Estou curtindo a viagem ou querendo mostrar aos outros que estou curtindo?
4 – Quem gosta de viajar quer ver dicas e fotos do local. Aproveite para garimpar ângulos novos e dar a sua impressão da cidade. Apresente conteúdo de qualidade.
5 – “Está frio aí? Aqui não!” Já sabemos que você está curtindo o calor da França enquanto os curitibanos sofrem com a geada ou vice-versa, mas evite as piadinhas. Weber salienta: “Evite coisas como “perdi a noção do tempo, hoje é segunda-feira? Vocês estão trabalhando? Não é por nada não, mas é tão bobo”.
6 – Por último, pense sempre: “poste menos, curta mais”. A viagem será ainda mais agradável.
LEIA TAMBÉM