Turismo

Organize a mala de mão para não pagar taxas extras de despacho

Felipe Martins, especial para a Gazeta do Povo
09/06/2017 12:00
Thumbnail

A mala do executivo, que frequentemente está transitando entre os estados do país, é montada com variedade de peças para composição de looks mais formais (Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo) | Gazeta do Povo

A nova resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou a forma de cobrança e despacho de bagagens em voos no Brasil. Agora, além de as companhias poderem cobrar pelas malas despachadas, os viajantes também podem embarcar com o dobro de peso na mala de mão — dos antigos 5 quilos agora é permitido carregar 10 quilos. Mas na prática, não é fácil imaginar como aproveitar melhor os “quilinhos” a mais.
Isso acontece porque a maioria das pessoas vê a mala de mão apenas como um compartimento para levar coisas mais urgentes e que precisam estar acessíveis durante a viagem. Mas quem está acostumado a viver na “ponte aérea” sabe que é possível fazer trechos curtos e médios apenas com a mala de mão. Isso facilita principalmente a hora do embarque e desembarque, pulando as filas do despacho e o tempo perdido na esteira depois do pouso.
A analista de imagem Claudia Piantini diz que a fórmula para montar uma boa mala de mão é simples. “Requer apenas uma coisa, que é organização. Se você elabora um roteiro do que vai precisar e separa estritamente o necessário, a montagem é rápida e eficiente”, afirma.
A pedido do Viver Bem, a especialista elaborou dois cenários em que os viajantes não precisam de bagagens extras:

O executivo

No primeiro, a mala foi pensada para um executivo, que passará uma semana em viagem com reuniões importantes. Como envolve a seriedade do mundo corporativo, há peças suficientes para pelo menos cinco composições diferentes. É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene. E as roupas foram dobradas de forma intercalada, para manter as peças sem amassar e para aproveitar melhor o espaço. Completa, a mala pesa 8 quilos.

A viajante

A segunda situação foi pensada para uma jovem de férias, viajando por 10 dias para um lugar de litoral. Além de peças únicas como macacões e vestidos, a mala foi montada com saias, shorts, blusas. Há três opções de calçados, trajes de banho, acessórios e itens de higiene. Pela variedade, é possível compor looks para saídas mais sofisticadas, para passar o dia descansando e também para passeios. O peso total da mala ficou em 10 quilos.
Para aprender na prática
As consultoras de estilo e imagem Andréa Xavier e Izabella Brain, que formam a dupla da Maria Cheia de Estilo, promovem no sábado, dia 10 de junho, a 3ª Edição do Workshop de Malas Práticas e Rápidas. A dupla garante que a fórmula pode ser usada para qualquer tipo de viagem e independe do tempo de duração, do destino e do objetivo. Além de ajudar a planejar a mala de mão com a aplicação de uma fórmula, quem for ao workshop vai ver que é possível fazer uma viagem de 4 ou 5 dias com apenas uma mala de bordo e ainda aprenderá a organizar as peças na mala.
Serviço:
Data: sábado, 10 de junho
Horário: das 14h às 18h.
Investimento: R$ 215,00 até o dia 07 de junho e, após esta data, R$ 240,00
Local: Vila Getúlio – Av. Getúlio Vargas, 937.
99163-0220 (Andréa) ou 99917-7087(Izabella).

Leia também

>>Como fazer a mala de viagem certa para cada idade

>>Esqueça a polêmica das bagagens. Veja 8 vantagens das novas regras da Anac

>>Saiba quanto cada companhia aérea vai cobrar pelo despacho de bagagem