Turismo

Sem passaporte? Brasileiros podem viajar para nove países sem o documento

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
29/06/2017 18:13
Thumbnail

O Equador é um dos nove países que brasileiros podem visitar sem o uso do passaporte. Foto: Edgar Asencios / Visual hunt.

Desde que a Polícia Federal anunciou a suspensão da emissão de passaportes por tempo indeterminado em todo o Brasil, mais de 10 mil passaportes deixam de ser emitidos por dia, quase 300 só em Curitiba. Para quem está sem passaporte e quer aproveitar as férias de julho para viajar ao exterior, pode optar pelos nove países que não exigem o documento.
Os moradores da maioria dos países associados ao Mercosul podem viajar pelos territórios sem o uso do passaporte, apresentando apenas a cédula de identidade nacional de seu país — no caso dos brasileiros, o RG.
Dez países fazem parte do acordo, são eles:
Argentina
Brasil
Paraguai
Uruguai
Venezuela
Bolívia
Chile
Colômbia
Equador 
Peru
Quais documento levar?
Como não há o passaporte para ser carimbado, as pessoas recebem um protocolo ao chegar no país de destino e, no retorno ao Brasil, devem devolvê-lo. A fotografia do documento deve estar atualizada para facilitar a identificação. Caso ela gere dúvidas, pode ser solicitado outro documento, também com foto. O RG deve ter sido expedido há menos de 10 anos.
A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, reforça que carteiras de motorista e carteiras profissionais ou funcionais não são aceitas para embarcar em voos internacionais entre os países incluídos no acordo — é aceita apenas a carteira de identidade (RG), emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.
LEIA MAIS: